Empresas ampliam participação de mulheres em cargos de liderança

Arcos Dorados, operadora do McDonald's, e Amazon comemoram resultados de ações de incentivo à equidade

Lucifabia de Jesus, conhecida como Lara, gerente de Unidade de Negócio do McDonald's em São Bernardo do Campo (SP)

A presença feminina no mercado de trabalho e o incentivo à equidade de gênero marcam os debates no Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8). Grandes empresas aproveitam a data para comemorar resultados de ações efetivas feitas para ampliar a participação das mulheres em cargos de liderança.

A Arcos Dorados, empresa que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e do Caribe, possui desde 2018 o Comitê de Diversidade & Inclusão, chamado Somos, criado para estimular o aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano.

Em 2021, 52% de todas as promoções a cargos de liderança concedidas pela companhia no Brasil foram conquistadas por mulheres. Considerando todas as promoções, elas representam 60%. Quando se olha apenas para as pessoas promovidas a líderes dos restaurantes McDonald’s no Brasil, a maioria também fica com as mulheres, com cerca de 55% do total.

Igualdade de oportunidades

Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, a companhia implementou a Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa.

O incentivo ao crescimento profissional das funcionárias está ligado ao compromisso da Arcos Dorados em gerar oportunidades de emprego e investir cerca de R$ 40 milhões anuais no desenvolvimento de suas pessoas. Além disso, a companhia oferece programas de Saúde e Bem-Estar, como o Laços Dourados, iniciativa lançada em 2017 voltada à identificação e apoio a gestações de risco entre as funcionárias, com o objetivo de diminuir o índice de prematuridade dos bebês, melhorando a qualidade de vida da gestante e do recém-nascido.

Outro exemplo é o programa McAmigo, que disponibiliza uma linha anônima para que os colaboradores possam consultar especialistas de nove áreas, como atendimento psicológico e jurídico, para receber apoio nos momentos em que mais precisam.

Ao trajetória de Lucifabia de Jesus, conhecida como Lara, gerente de Unidade de Negócio do McDonald’s em São Bernardo do Campo (SP), evidencia a importância desse tipo de iniciativa. Lara se mudou da Bahia para o Estado de São Paulo aos 15 anos com o objetivo de encontrar melhores oportunidades de trabalho. Ela começou a trabalhar no McDonald’s e diz que aproveitou a oportunidades oferecidas pela companhia para chegar à posição de liderança que tem hoje.

“Aqui me sinto valorizada. Tenho muita gratidão por tudo que a empresa me proporcionou e por cada pessoa que trabalhou e trabalha comigo, pois sempre me respeitaram e me apoiaram”, diz. “Lembro do meu primeiro salário, quando comprei meu primeiro tênis e foi uma alegria que não cabia dentro de mim. Aqui nessa empresa conquistei a minha faculdade, minha casa, ajudei meus pais e toda minha família.”

Empresas ampliam participação de mulheres em cargos de liderança
Funcionárias da Amazon

Sem barreiras internas

Outra multinacional que tem ações nesse sentido é a Amazon. Hoje, 46,5% das mulheres estão em posições de liderança nas Amazon Varejo. No Brasil, a empresa trabalha para alcançar equidade na representação das mulheres em seus Centros de Distribuição e Estações de Entrega. No Centro do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, por exemplo, 55% da equipe é feminina, enquanto em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, 63% do pessoal é composto por mulheres.

“Não enfrentei barreiras internas porque sou mulher. Sempre me respeitaram e pude mostrar meu bom desempenho para crescer na minha carreira e ser promovida”, comenta Ana Bueno, atualmente líder do Centro de Distribuição de Nova Santa Rita, a primeira mulher que ocupa esse cargo no País.

Segundo Davinna Ayla, associada na emissão de notas, uma das maiores vantagens que encontrou ao trabalhar na Amazon é perceber que a empresa é ativamente inclusiva e mostra que se preocupa com a força da diversidade interna. “É incrível trabalhar em um ambiente que trabalha por igualdade e respeito o tempo todo. O fato de eu ser uma mulher trans não afetou em nenhum momento minha promoção e capacidade de poder mostrar meu potencial, por exemplo”, ressalta.

A Amazon tem programas de capacitação de talentos femininos, redes de apoio e treinamentos para acelerar seu desenvolvimento dentro da empresa. O “Women@Amazon” é um grupo que oferece apoio profissional, além de uma comunidade para desenvolver, reter e promover mais mulheres na empresa, com ações como o “Talks with Women from A to Z”, em que mulheres gestoras e líderes, além de especialistas convidados, compartilham conhecimento, melhores práticas e conselhos para acelerar o desenvolvimento dos participantes. A “Ascend: Women in Leadership” é uma iniciativa internacional de seis meses para impulsionar a liderança feminina, por meio de mentorias e recursos de aprendizagem em grupo.

Além das oportunidades de emprego e do crescimento interno que gera, a Amazon contribui para as comunidades locais e outras entidades que promovem a igualdade de gênero nos negócios e na sociedade. Em 2021, a empresa concedeu R$ 5 milhões ao Fundo de Resiliência para Mulheres na Cadeia Global de Valor, que investe na saúde, bem-estar e resiliência econômica de longo prazo das mulheres em todo o mundo, que estão fundamentadas no mercado de trabalho.

Ambiente plural e inclusivo

Um dos principais atacadistas do Brasil, o Assaí tem implementado diversas medidas para ampliar o número de mulheres em cargos de liderança, com o objetivo de fomentar a diversidade, criando e mantendo um ambiente ainda mais plural e inclusivo. A partir de ações de seu Programa de Diversidade, a Companhia elevou esse percentual para 26,3% de mulheres em posição de gerência e acima, o que representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2020.

Em 2021, a empresa aderiu aos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles, em inglês), uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, que conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios e está alinhada ao objetivo 5 – Igualdade de Gênero – da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 do Pacto Global.

Além disso, até 11 de março, o Assaí promoverá a 4ª edição da Semana da Mulher, que conta com uma série de lives, vídeos pílula, comunicações e ações de engajamento e desenvolvimento para colaboradores, de líderes a liderados, com foco no desenvolvimento de mulheres e liderança e valorização da diversidade e equidade de gênero.

Além do incentivo à presença feminina em cargos de destaque dentro da Companhia, o Assaí também busca fazer a diferença no ambiente externo e promove cursos e workshops online que oferecem capacitação gratuita às empreendedoras que atuam no segmento alimentício, por meio da plataforma da Academia Assaí Bons Negócios. A empresa realiza ainda, anualmente, uma premiação para reconhecer empreendedores que mais se destacam neste segmento: o Prêmio Academia Assaí Bons Negócios. A iniciativa auxilia financeiramente e oferece ferramentas para apoiar empreendedores deste ramo.

 

Capa do livro “Você é Fantástica!”, elaborado pela Editora MOL para a Marisa

Campanhas para marcar a data

Grandes varejistas também anunciaram uma série de campanhas e ações para marcar o Dia Internacional da Mulher. A plataforma de comércio eletrônico Shopee lançou a campanha #ElasNaShopee, que acontece até 13 de março. A ação inclui uma página dedicada a empreendedoras e produtos com foco no empoderamento feminino.

As vendas serão atreladas a uma doação, cujo mote é “Você compra e a Shopee doa”. A cada real gasto nessas lojas selecionadas, a Shopee doará o mesmo valor para a organização sem fins lucrativos Associação Fala Mulher, que atua no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, na construção da equidade de gênero, na promoção da independência financeira feminina e os direitos das mulheres.

As doações serão limitadas a R$ 200 mil. Também é possível fazer doações diretas para a instituição na “loja” da ONG na página Shopee Doações.

Na Shopee Brasil, as mulheres já são responsáveis por mais de 50% das lojas na plataforma. “Temos o sólido compromisso de apoiar o empreendedorismo local e comunidades nas regiões onde operamos. Por meio da nossa plataforma acessível, capacitamos vendedoras a iniciar suas jornadas de vendas online e queremos contribuir para que cada vez mais mulheres possam empreender e ter a sua independência financeira”, comenta Leila Carcagnoli, líder de categoria de marketplace da Shopee.

Incentivo à autoestima

A Editora MOL  e a varejista de moda feminina Marisa repetem neste ano uma parceria de sucesso e acabam de lançar o livro “Você é Fantástica!”, publicação que traz como proposta incentivar a autoestima, o empoderamento feminino e a sororidade.

Com tiragem de 84 mil exemplares, o novo projeto editorial será vendido nos caixas de todas as lojas físicas Marisa a partir desta terça-feira e custará R$ 4,95. Também será possível adquirir pela internet na Banca do Bem, loja oficial da MOL.

“Você é Fantástica!” reúne 30 cartões destacáveis com mensagens de empoderamento. A proposta é que mulheres apoiem outras mulheres compartilhando os cartões.

Todo o lucro adquirido com as vendas do livro, excluindo-se apenas impostos e custos de produção, será revertido para instituições de apoio à mulher, sendo 50% para o Instituto Maria da Penha, que atua para a consolidação da Lei Maria da Penha (11.340/06), e 50% para a Rede Mulher Empreendedora, que capacita gratuitamente mulheres de todo o Brasil, fomentando a geração de renda por meio do empreendedorismo e da empregabilidade.

“Por meio deste novo trabalho, acreditamos que podemos alcançar ainda mais mulheres com um produto interativo e pensado com muito cuidado. Além do ato de presentear, o item fortalece a autoestima da mulher e possui renda convertida para instituições que apoiam causas importantes para todas elas”, afirma Erika Petri, diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade da Marisa.

Imagens: Divulgação

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