Grupo Soma registra lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões no quatro trimestre de 2022

Na comparação com o mesmo período de 2022, lucro da varejista teve alta de 14,2%

Grupo Soma registra lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões no quatro trimestre de 2022

O Grupo Soma, dono das marcas Farm, Hering e Animale, entre outras, registrou lucro ajustado de R$ 99,3 milhões no quarto trimestre de 2022, o que representou uma alta de 14,% na comparação com o mesmo período de 2021. Sem ajustes, o lucro líquido do grupo varejista somou R$ 72,4 milhões, uma alta de 61,7% ante o quarto trimestre de 2021.

O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado do Grupo Soma totalizou R$ 210,7 milhões, crescimento de 40% versus o mesmo período do ano anterior. A margem Ebtida ajustada foi de 15%, representando ganho de 5 pontos percentuais comparada a 2021.

A empresa atingiu receita recorde de R$ 5,6 bilhões em 2022, alta de 32% ante 2021, com crescimento de receita bruta de dois dígitos em todas as marcas. A receita líquida somou R$ 1,357 bilhão, crescimento de 11,5% na comparação com 2021.

Os resultados foram divulgados pela companhia na manhã desta quarta, 8. “O ano de 2022 foi excepcional. Sabemos que a taxa de crescimento tende a se acomodar em níveis mais sustentáveis, mas continuamos otimistas, inclusive para o ano de 2023, que teve um início positivo”, afirma o CEO do Grupo Soma, Roberto Jatahy.

Farm se destaca

Analisando os indicadores que sustentaram o crescimento da receita em 2022, novamente a Farm foi destaque de crescimento entre as marcas, atingindo receita bruta recorde de R$ 1,2 bilhão em 2022, alta de 32,6% vs. 2021 e relevante ganho de market share.

A Farm tem atualmente 89 lojas e, para o Grupo Soma, ainda possui alto potencial de crescimento no mercado brasileiro. Nos últimos quatro anos, a marca mais que dobrou de tamanho, superando 820 mil clientes ativos. Em 2023, o grupo segue com o plano de expansão física, com previsão de abertura de 15 a 20 lojas, em sua maioria com incentivos de allowance e menores custos de ocupação. A operação internacional da Farm, a Farm Global, também vem se mostrando um importante vetor de crescimento do grupo. A marca encerrou o ano com receita de US% 95,6 milhões, com crescimento de 80,7% versus 2021.

Outro destaque ao longo de 2022 foi a Animale, que entregou a maior receita bruta da sua história, atingindo R$ 670,1 milhões, alta de 24,0% ante 2021.

Copa do Mundo e eleições

O Grupo Soma também destaca o fechamento do ano da Hering, que atingiu receita recorde de R$ 2,3 bilhões em 2022, alta de 26,1% versus 2021. Em 2023, os esforços da marca serão dirigidos a: expansão da rentabilidade, principalmente dos canais próprios; intensificação das melhorias operacionais iniciadas em 2022; fortalecimento da marca Hering por meio da entrega de um produto feminino mais atrativo e expansão do modelo de megalojas em locais estratégicos para ampliar a experiência em ponto de venda.

Quando se analisa apenas o quarto trimestre de 2022, a receita bruta da companhia totalizou R$ 1.613,9 milhão, crescimento de 12,3% mesmo em relação ao mesmo período em 2021, quando ocorria a reabertura das atividades do varejo físico no Brasil.

O quarto trimestre de 2022 mostrou-se mais desafiador, principalmente por fatores externos que impactaram o fluxo nas lojas físicas e as vendas, como o clima mais frio em outubro e novembro, as eleições e, principalmente, a Copa do Mundo. Durante o evento, entre 20 de novembro e 18 de dezembro, o grupo observou significativa redução, de 40%, no fluxo de pessoas nas lojas físicas e queda ainda mais acentuada nos dias de jogo do Brasil.

O lucro bruto ajustado teve alta de 13,0% quando comparado ao quarto trimestre de 2021. A margem bruta ajustada totalizou 54,6%, ganho de 0,7 ponto porcentual. No quarto trimestre, a expansão da margem bruta também foi impactada pela Copa do Mundo, que resultou em um mix de canais onde o varejo físico, normalmente com a maior margem bruta, perdeu relevância, tendo seu share reduzido em 2,2 ponto porcentual no total da receita.

No último trimestre de 2022 o digital ganhou relevância pelo promocional, impulsionado pela Black Friday, sendo o canal que mais obteve share (alta de 2,8 pontos porcentuais) na receita. Por último, o atacado, canal de sell-in, também ampliou seu share (alta de 1,7 ponto porcentual). O Grupo Soma atingiu lucro líquido ajustado de R$ 99,3 milhões, alta de 14,2% versus o quarto trimestre de 2021, com expansão de margem líquida de 2 pontos porcentuais versus o mesmo período de 2021.

“O quarto trimestre de 2022 foi desafiador considerando uma das principais datas do varejo, a Black Friday, em meio a uma Copa do Mundo e período eleitoral. Ainda assim, estamos felizes com os resultados que contribuíram para que fechássemos o ano batendo recordes na companhia”, finaliza Roberto Jatahy.

Imagem: Divulgação

Sair da versão mobile