ABF e Apex celebram assinatura de novo convênio do Franchising Brasil

Parceria de mais de 15 anos foi renovada para o biênio 2021-2022

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinaram um convênio que permitirá a continuidade do programa Franchising Brasil para o biênio 2021-2022. As tratativas e negociações haviam começado no segundo semestre de 2020.

O Franchising Brasil é um projeto que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional.

A escolha dos mercados prioritários foi concluída em agosto, com a participação dos associados, e foram elencados os países que terão uma atenção especial com ações de promoção e capacitação. A seleção compreende os seguintes países: Estados Unidos, México, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai, Portugal, Espanha, Emirados Árabes Unidos e China.

De acordo com Bruno Amado, gerente do programa Franchising Brasil, “nesse momento tão delicado com a economia e a saúde pública fragilizadas em todo o Planeta, a renovação do nosso convênio com a Apex é um alento e reflete a confiança depositada no setor de Franchising Brasileiro”.

‘Setor de franquias é estratégico’

Carla Frade, gestora do programa na Apex-Brasil, também concorda com a importância deste projeto setorial e sua renovação por mais dois anos. “Entendemos que o apoio à internacionalização do setor de franquias é estratégico, tendo em vista sua contribuição para a geração de empregos, para o fomento ao empreendedorismo no Brasil e para o fortalecimento da imagem do País no cenário internacional. Na próxima edição do Franchising Brasil, esperamos entregar ainda mais valor para as empresas participantes como, por exemplo, por meio de iniciativas digitais, que poderão beneficiar empresas de todo o País”, ressalta.

Mesmo neste momento de crise, a ABF segue projetando as franquias brasileiras internacionalmente. Entre as ações, estão a promoções virtuais e de marketing, incentivo à capacitação, divulgação de materiais e a conscientização necessária sobre o tema e o grande potencial que ele representa quando se trata das marcas brasileiras.

As informações sobre os eventos promovidos por meio da parceria serão divulgadas em breve pelos canais de comunicação da ABF. De acordo com pesquisa da associação, atualmente há 163 redes brasileiras presentes em 106 países. Entre as nações top 10 com maior presença de marcas Made in Brazil, os Estados Unidos seguem liderando a lista, com Portugal em segundo lugar e o Paraguai, em terceiro. No ano passado, Peru (20%), Angola (14%) e Equador (10%) foram os países que registraram maior variação na presença das redes brasileiras.

Imagem: Bigstock

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