A Cobasi anunciou a suspensão da venda de coelhos e roedores no período que antecede a Páscoa, entre os dias 7 e 22 de abril de 2025. A medida será aplicada em mais de 245 unidades da rede no Brasil, como parte da campanha “Coelho Não É Brinquedo”, promovida pelo pilar social da empresa, o Cobasi Cuida.
A decisão ocorre pelo oitavo ano consecutivo e tem como base o aumento na procura por coelhos próximo à data da Páscoa. Segundo a varejista, a prática é motivada pelo simbolismo do animal na celebração e resulta, frequentemente, em compras por impulso. Após o período festivo, há registros de devoluções, abandono ou repasse dos animais a terceiros.
“Coelhos são pets que exigem cuidados específicos e um compromisso de longo prazo. Ao suspender as vendas nesse período, queremos reforçar a conscientização sobre a guarda responsável e evitar compras por impulso, que podem resultar em abandono ou em dificuldades para os tutores. Nosso objetivo é promover a educação e garantir que esses animais sejam adotados com plena consciência de suas necessidades”, afirma Daniela Bochi, gerente do pilar social Cobasi Cuida.
Durante a campanha, materiais informativos serão expostos nos locais onde os animais ficariam disponíveis. Os materiais explicam os cuidados necessários com coelhos e incluem um QR Code que direciona os interessados a um conteúdo no blog da empresa. As informações incluem tempo médio de vida do animal, recomendações de alimentação, higienização do ambiente e necessidade de atendimento veterinário especializado.
A campanha integra as ações da frente de educação do Cobasi Cuida, voltadas à conscientização sobre guarda responsável e bem-estar animal.
Imagem: Divulgação