Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

No franchising, treinar é preciso

Redação de Redação
8 de maio de 2015
no Artigos, Destaque do dia, Franquias
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Claudia Bittencourt*

Antes de falar em treinamento, vale uma reflexão sobre a responsabilidade do franqueador em relação à rede de franquias. A partir do momento em que o empresário decide por expandir o seu negócio utilizando o franchising, ele gera responsabilidades: primeiro, em relação à permanência desse negócio no mercado, com um desafio muito grande que é o de manter os produtos ou os serviços competitivos além da necessidade de se tornar um inovador permanente, líder e motivador junto aos franqueados . Em segundo lugar, ele gera uma responsabilidade social muito grande, uma vez que atrai empreendedores para investir na franquia que via de regra aplicaram suas economias de uma vida toda, ou, se desfizeram de um bem acreditando no futuro e na rentabilidade desse negócio para o sustento de sua família.

Levando em consideração estes aspectos da responsabilidade e associando-os à essência do sistema de franquias, treinar os franqueados é preciso. É uma obrigação e não apenas um dos itens da lista de suporte que os franqueadores oferecem como diferenciais na sua rede: vai além. A corresponsabilidade do franqueador com o sucesso do franqueado é óbvia, transcende a qualquer aspecto legal constante ou não na circular de oferta de franquia.

Lançar uma rede de franquias no mercado e não cumprir com o papel de educador, orientador, instrutor, consultor ou qualquer outro nome que signifique ensinar o caminho das pedras, é um risco para o próprio negócio e para a marca. Não fazer bem feito desde o início, é correr o risco de ter problemas que custarão caro para o franqueador mais adiante.

Percebe-se que os franqueadores e os potenciais franqueadores sabem exatamente o que devem fazer para ter uma rede de sucesso, porém, o problema não está no fato de conhecer ou não, e, sim, na ação. Falta a conscientização de que determinados aspectos da gestão de uma rede de franquias (o treinamento por exemplo), é tão vital para o franqueados que pode representar o sucesso ou o fracasso desse parceiro e, além disso, franqueados insatisfeitos na rede emperram o processo de expansão. Um candidato a franquia que conversa com um desses franqueados pensará duas vezes antes de fazer o investimento na marca em questão.

Sabe-se, entretanto, que muitas vezes o problema está no próprio franqueado que não vai aos treinamentos, não tem perfil, está desmotivado com o negócio, não tem garra entre outros pontos. Geralmente, existe motivos para esses tipos de comportamentos, um deles pode ser seleção errada desse parceiro ou a falta de liderança do franqueador.

Portanto, para o franqueador desenvolver uma rede de sucesso, precisa cuidar desde o início, ainda na formatação do negócio, em desenvolver ferramentas para o treinamento, reciclagem e avaliação da performance dos franqueados. Além das ferramentas, capacitar profissionais internamente, ou terceirizar, para replicar o modelo de sucesso por meio dessas ferramentas. Um manual pode ser “ouro” nas mãos de franqueados bem treinados ou “lixo” nas mãos de franqueados não capacitados para utilizá-los como uma ferramenta de orientação no seu dia a dia.

Percebe-se que não é tão simples assim, não são apenas a circular de oferta de franquia, o contrato ou os manuais que vão fazer com que os franqueados operem bem o negócio e sim um conjunto de fatores técnicos, psicológicos e ambientais, que precisam ser praticados pelos gestores de redes de franquias e negócios.

*Claudia Bittencourt ([email protected]) é sócia e diretora-geral do Grupo BITTENCOURT, consultoria especializada em redes de franquias e negócios

Postagem anterior

Atenda seu WhatsApp: é o novo varejo de telecom chamando

Próxima Postagem

LATAM Retail Show reforça time de patrocinadores e anuncia a REDE

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Marfrig
Economia

Marfrig e BRF anunciam fusão para fortalecer presença global

16 de maio de 2025
Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago
NRA Show

Açaí brasileiro e cerveja amanteigada: sabores e experiências se unem no foodservice de Chicago

16 de maio de 2025
Próxima Postagem

LATAM Retail Show reforça time de patrocinadores e anuncia a REDE

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

Gripe aviária: México suspende importação de produtos avícolas do Brasil

17 de maio de 2025
Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

Estúdio Jacarandá expõe pela primeira vez da NRA Show 2025

17 de maio de 2025
Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

Deep Purpl e Lizzano: marcas comandadas por brasileiro se destacam no foodservice de Chicago

17 de maio de 2025
Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

Outback, iFood e Chilli Beans debatem futuro da alimentação no Connection Foodservice

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.