Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Cencosud compra rede de atacarejo Giga por R$ 500 milhões

Negócio vai acrescentar ao portfólio da empresa um portfólio de 10 lojas e um centro de distribuição

Redação de Redação
8 de maio de 2022
no Notícias, Supermercados, Varejo
Tempo de leitura: 4 minutos

O grupo varejista chileno Cencosud fez mais um movimento de consolidação no Brasil e decidiu pagar R$ 500 milhões pela rede de atacarejo Giga. O negócio foi divulgado nesta sexta-feira, 6, e vai acrescentar ao portfólio da Cencosud um negócio com faturamento anual de R$ 1,5 bilhão e um portfólio de dez lojas e um centro de distribuição em São Paulo.

De acordo com o fato relevante divulgado pela companhia, a aquisição representará a entrada da Cencosud no mercado de São Paulo, o maior do País, e em um segmento que tem se destacado frente aos outros do varejo, como supermercados e hipermercados.

O negócio, no entanto, ainda precisará do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Nos últimos anos, o modelo atacarejo passou a ser a queridinha dos olhos de todo o setor. Com o Cencosud não foi diferente: houve a migração de 27 lojas no ano passado para o modelo, que já vinha ganhando espaço nos últimos anos por praticar preços menores – algo fundamental para boa parte da população em momento de inflação alta.

Por isso, na visão de Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail, o negócio feito pelo Cencosud com o Giga cria uma nova realidade para a varejista no mercado brasileiro. Afinal, a companhia estreia no mercado paulista em um segmento que tem garantido resultados de boa parte das varejistas do País – segundo dados da consultoria McKinsey, o atacarejo já domina 40% das vendas de alimentos no Brasil e fatura R$ 230 bilhões ao ano.

“O Giga é um negócio bom e em poucos anos conquistou uma posição bem robusta no mercado de São Paulo, que é o principal do Brasil, e dá uma posição boa para o Cencosud brigar com a concorrência”, afirma Serrentino.

Mas para o especialista o grupo tem que mostrar o poder de integração dos negócios para conseguir concorrer com companhias como o Atacadão e o Assai.

A companhia, que chegou ao País em 2007, fez uma série de aquisições desde então, mas analistas apontam que, assim como o antigo Walmart (que foi vendido para a Advent em 2018, se tornou Big e depois foi negociado com o Carrefour no ano passado), as operações das redes distintas não foram integradas de maneira tão acelerada como deveria. Isso fez com que o Cencosud perdesse espaço para concorrentes.

Apesar de estar no Brasil há 15 anos, a história do Cencosud começou no Chile em 1976, com a abertura do primeiro supermercado Jumbo. No início dos anos 2000, partiu para a consolidação local e logo depois acelerou a sua expansão internacional pelos países da América Latina. Agora, além de Brasil e Chile, a varejista também tem lojas na Aregntina, Peru e Colômbia e um universo de 140 mil colaboradores.

Vendas no Brasil

O ano de 2021 também não foi dos mais fáceis para o Cencosud. Ao contrário. No ano passado, a operação brasileira do Cencosud no Brasil sofreu com a queda nas vendas e redução em seus principais indicadores financeiros. No acumulado de 2021, a companhia registrou uma receita bruta de R$ 9,1 bilhões, 2,8% menor do que a vista um ano antes. Quando analisada apenas as vendas em mesmas lojas, a queda foi ainda maior: 4,1%.

Um dos motivos para a queda nas vendas, segundo a própria empresa, foi o desempenho no segmento de não alimentos – uma queda de 21% no quatro trimestre do ano passado. Ao mesmo tempo, a companhia já havia apontado que iria voltar para a expansão: pela primeira vez em sete anos, abriu 10 novas unidades.

Atualmente, o grupo Cencosud tem uma operação em mais de 70 municípios do País e com 346 lojas. Entre as marcas do grupo estão o GBarbosa, com mais força no Nordeste, o Bretas, que tem atuação nos estados de Goiás e Minas Gerais, além do Prezunic, com lojas restritas no Rio de Janeiro.

No ano passado, a empresa chegou a publicar a intenção de realizar um IPO na B3 para captar dinheiro a fim de acelerar a expansão das suas operações por meio de crescimento orgânico e aquisições. Mas com o mercado pouco aberto para novas ofertas, a empresa decidiu cancelar os planos por ora.

Concorrência

As concorrentes do Cencosud também estão acelerando a sua expansão nos últimos anos. O Assaí, por exemplo, fez a sua cisão do Pão de Açúcar em 2020 e de lá para cá fez uma aquisição de pelo menos 70 hipermercados Extra do próprio Pão de Açúcar, que vão ser remodelados para atuarem como unidades de atacarejo.

Esse movimento fez com que o Grupo Pão de Açúcar acabasse com a sua bandeira de hipermercados, que vinha tendo resultados abaixo do Assaí, que se tornou a grande estrela da companhia. Não por acaso, antes da separação, a varejista já vinha atuando na conversão de boa parte dos hipermercados.

O Atacadão, que é controlado pelo Carrefour, também vinha fazendo compras em série. A maior delas foi a do Grupo Big, por R$ 7,5 bilhões, no começo do ano passado. Em 2020, a empresa já tinha pagado quase R$ 2 bilhões por 30 lojas da concorrente Makro e a conversão das lojas foi finalizada no ano passado.

Com informações de Estadão Conteúdo (André Jankavski)
Imagem: Reprodução

Postagem anterior

Em busca do elo perdido

Próxima Postagem

Com planos de expansão, Bob’s promove encontro online para interessados na franquia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia
Varejo

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia
Tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento
Inovação

IA ganha espaço no foodservice, mas ainda precisa de aperfeiçoamento

3 de junho de 2025
Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar
Economia

Galípolo diz que IOF não deveria ser usado para arrecadar

3 de junho de 2025
Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano
Economia

Produção industrial tem alta de 0,1% de março e acumula alta de 1,5% no ano

3 de junho de 2025
Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi
Notícias

Superintendência-Geral do Cade aprova sem restrições fusão entre Petz e Cobasi

3 de junho de 2025
Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação
Economia

Gasolina fica 5,6% mais barata para distribuidoras e deve impactar inflação

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
Bob's franquia

Com planos de expansão, Bob's promove encontro online para interessados na franquia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

Os 5 grandes aprendizados do Digitail Conference

3 de junho de 2025
Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

Marcas avanzan en el retail con soluciones diferenciadas

3 de junho de 2025
NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

NRF Ásia-Pacífico: geração Z, IA e superapps definem o futuro do varejo na Ásia

3 de junho de 2025
IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

IA no varejo: três em cada dez empresas do setor fazem uso da tecnologia

3 de junho de 2025
NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

NRF Asia Pacific: Onde o futuro não é apenas discutido; é construído em tempo real

3 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.