A Meta Platforms, empresa controladora do Facebook e do Instagram, está expandindo um conjunto de ferramentas generativas de Inteligência Artificial para uso de seus anunciantes, o mais recente movimento da empresa para integrar IA em produtos de consumo.
A Meta disse, na terça-feira, 7, que os novos recursos permitirão que seus 10 milhões de anunciantes carreguem imagens de seus produtos para gerar variações das imagens e do texto que as acompanha para fins de marketing.
As ferramentas, que se baseiam em recursos anteriores que permitiam aos anunciantes fazer alterações simples nas imagens, incluirão a geração de texto, que em breve será alimentada pela versão mais recente do modelo de linguagem grande da empresa, o Llama 3.
Os recursos estão disponíveis para empresas que usam a plataforma de anúncios da Meta para criar e gerenciar seus anúncios e estão sendo implementados gradualmente. A Meta pretende ter as ferramentas disponíveis globalmente até o final do ano.
Chips
Em abril, a Meta havia apresentado uma nova geração de chips otimizados para processamento de Inteligência Artificial. Os componentes são projetados para impulsionar modelos de classificação e recomendação de anúncios nas plataformas Facebook e Instagram, prometendo um desempenho superior em comparação com a geração anterior.
Antes, em 2023, a companhia já havia lançado a primeira versão do Meta Training and Inference Accelerator (MTIA), o primeiro acelerador de inferência de IA da Meta, otimizado para modelos de recomendação de aprendizagem profunda. Inferência é o processo que ocorre após o treinamento, quando um modelo de IA aplica seu conhecimento prévio para tirar conclusões a partir de novos dados.
A nova versão do MTIA duplica a largura de banda de computação e memória. A arquitetura do chip é focada em equilibrar computação, largura de banda e capacidade de memória para servir modelos de classificação e recomendação de forma mais eficiente.
Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock