Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Família demite executivos e reassume comando do Roldão

Objetivo era melhorar governança e abrir 11 lojas

Redação de Redação
8 de junho de 2022
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Família demite executivos e reassume comando do Roldão

Com a promessa de profissionalizar a gestão, o Roldão Atacadista contratou uma leva de executivos há cerca de um ano. O plano era melhorar a governança e investir um total de R$ 330 milhões nos 18 meses que se seguiriam.

O dinheiro serviria para abrir 11 lojas e chegar a um faturamento de R$ 4,25 bilhões em 2021. Mas a tentativa de profissionalização parece não ter dado certo: nem o CEO contratado à época, Sérgio Leite, está mais no cargo.

A empresa confirma as substituições em massa. “Nesse processo de recomposição, além do pedido de desligamento do ex-presidente e da liderança comercial e de operações, optamos pela rescisão dos líderes das áreas de controladoria, RH, financeiro, marketing e jurídico”, disse o atual CEO da companhia, Eduardo Roldão, em nota.

O motivo, porém, não fica claro. “Entendemos que é comum ocorrer cortes estratégicos em processos de reformulação”, afirmou.

Bstidores

Mesmo antes do anúncio da profissionalização, a empresa já era conhecida por muitas interferências da família e pouca retenção de executivos. Os sinais nesse sentido são muitos. A empresária Claudia Elisa, que havia sido escolhida para a presidência do conselho de administração da empresa no fim de 2020, já havia deixado o cargo em março deste ano – quem agora dá as cartas no conselho é o ex-CEO Ricardo Roldão, da família fundadora. Já o diretor financeiro, Gonzalo Morales, durou ainda menos. Contratado em março de 2021, foi dispensado em abril deste ano.

Outras saídas vieram em seguida: o CEO, Sergio Leite, e o diretor comercial, Rodrigo Silva Lima, pediram demissão em abril e maio deste ano, respectivamente. Os dois foram para o Assaí, rede de atacarejo do Grupo Casino – Leite como diretor de novos negócios e Lima como gerente da mesma área. Antes da passagem pelo Roldão, ambos atuavam em controladas do Casino: Leite no próprio Assaí e Lima, no Compre Bem.

Ocupação de cargos

Nesse processo, Eduardo Roldão assumiu como CEO no início de maio, colocando a família de volta ao comando da companhia, que já contratou uma série de novos executivos.

“Para substituir essas posições, contratamos Fatima Bonfim, para a vice-presidência administrativa; Daniel Maziero, para diretor de controladoria; Marcio Mendes, para diretor de operações e expansão; Thais Marques, como gerente jurídico; Denise Freitas, como gerente de RH; Tuca Sardinha para gerenciar a área de marketing, e Lilian Soler, como gerente de engenharia e manutenção”, conta o presidente.

No entanto, os cargos de diretores financeiro e comercial, além da vice-presidência comercial, seguem em aberto.

Para especialistas ouvidos pela reportagem, é comum que empresas familiares que tentam a profissionalização voltem atrás. O envolvimento emocional com o negócio costuma criar dificuldade para acatar decisões dos gestores contratados. No caso do Roldão, a ânsia de expansão da família parece ter sido um dos pivôs da quebra com a gestão contratada.

“Seguimos com os objetivos anteriormente divulgados: planejamento de expansão e, como qualquer empresa, aumentar nosso faturamento. Por isso, a reestruturação na área diretiva”, disse o CEO.

Das cinco lojas que previa abrir ainda em 2021, o Roldão Atacadista havia aberto quatro até meados de dezembro, chegando a 39 estabelecimentos em São Paulo.

“Vale ressaltar, contudo, que mantivemos o nosso quadro de mais de 5 mil colaboradores em nossas 39 unidades no Estado de São Paulo e geramos cerca de 800 novos empregos somente no último semestre de 2021 com a inauguração de quatro novas e modernas unidades em Salto, Itu, Jundiaí e Mogi Guaçu, no interior de São Paulo”, disse o executivo.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Americanas faz parceria para entregar compras de alimentos em favelas

Próxima Postagem

Marca Daslu sai por R$ 10 milhões em leilão disputado

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado
Economia

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025
Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões
Notícias

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"
Varejo

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC
Shopping centers

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo
Varejo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025
Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa
Varejo

Galeries Lafayette recebe pop-up de Billie Eilish durante turnê na capital francesa

4 de junho de 2025
Sobral Shopping adota gestão 100% feminina e registra alta nas vendas
Notícias

Sobral Shopping adota gestão 100% feminina e registra alta nas vendas

4 de junho de 2025
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo
Varejo

Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reúne com executivos do varejo

3 de junho de 2025
Próxima Postagem
marca-daslu-sai-por-r-10-milhoes-em-leilao-disputado

Marca Daslu sai por R$ 10 milhões em leilão disputado

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

Nvidia supera Microsoft e se torna a maior companhia dos EUA em valor de mercado

4 de junho de 2025
Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

Carrefour vende participação minoritária na Carmila por US$ 194,5 milhões

4 de junho de 2025
João Adibe: "Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional"

João Adibe: “Não adianta querer ser uma empresa nacional sem um pensamento regional”

4 de junho de 2025
New Balance inaugura loja no Shopping VillaLobos com conceito global UCC

New Balance inaugura loja no VillaLobos com conceito global que une esporte e cultura

4 de junho de 2025
A solidão do líder: um convite à conexão

A solidão do líder: um convite à conexão

4 de junho de 2025
Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

Celular vira principal canal de compras das classes D e E, que lideram intenção de consumo

4 de junho de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.