Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Caminhos para o crescimento do setor de materiais de construção

Ricardo Contrera de Ricardo Contrera
8 de setembro de 2023
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 3 minutos

A primeira edição da pesquisa Matcon Track, pesquisa nacional com 3.000 entrevistas com a população brasileira, que mapeou o envolvimento e os interesses relacionados com o setor de materiais de construção, realizada pela Mosaiclab, em agosto, trouxe uma série de aprendizados sobre o grande crescimento vivido pelo setor de materiais de construção nos anos da pandemia, quando mais de 60% das pessoas fizeram algum tipo de obra, reforma ou reparo nos seus lares, motivadas pelo confinamento e contato intenso e forçado com os ambientes.

Aqueles problemas da casa, antes ignorados pelas pessoas, aquela porta quebrada, a parede manchada, o sofá velho, o azulejo rachado no banheiro foram totalmente ou parcialmente sanados durante esse período.

A impossibilidade das pessoas gastarem com outras categorias neste período potencializou a categoria, que atingiu níveis altíssimos de crescimento e rentabilidade nestes anos. O que o estudo indica, porém, é que os anos de bonança do setor parecem ter ficado para trás, já que aponta para uma estagnação no desejo futuro em construir, reparar ou reformar, estacionado na casa dos 40%.

Há percepção de aumento de preços generalizada e isso impacta na decisão de realizar obras futuras. Pouco mais de 80% das pessoas consideram que recentemente aumentaram os custos dos materiais de construção e da mão de obra. Tudo isso, aliado à pesada carga tributária brasileira, o crédito caro e escasso e a concorrência desleal dos produtos vindos do exterior, em condições muito diferentes das vividas por fabricantes e varejistas nacionais.

O consumo do setor também sofre por conta da concorrência de outras categorias que foram represadas no período pandêmico. O dinheiro antes direcionado para o lar agora está indo para viagens, lazer e vestuário, esta última a categoria com maior desejo futuro de consumo. As pessoas voltaram às ruas, aos escritórios, aos bares, restaurantes, à praia e precisam de roupas e acessórios para se mostrarem novamente ao mundo. Fica difícil competir com a vaidade das pessoas.

É exatamente aí que entram alguns insights e oportunidades da pesquisa. Entre os cômodos, a cozinha, a sala e o lavabo estão entre os top 5 que os brasileiros mais desejam realizar alguma obra, reforma ou reparo nos próximos 12 meses. São locais de convívio social e que precisam estar bonitos para serem mostrados. Estes locais são mais associados com o uso dos melhores acabamentos, onde colocariam mais recursos em uma eventual melhoria. As tintas foram os materiais mais comprados nos últimos 30 dias, dentre as diversas categorias testadas, o que também sinaliza para o aspecto estético e emocional da obra para os consumidores.

 

É muito importante que as empresas do setor, sejam fabricantes ou varejistas, reflitam sobre a importância de posicionarem suas marcas para explorarem o lado emocional do consumidor e tragam para suas embalagens, comunicações e composições de ambientes nos pontos de venda o espírito gregário e social que o resultado final de uma obra ou reforma propicia às pessoas. O sentimento associado ao final de uma obra é majoritariamente positivo, apesar de eventuais problemas na jornada.

É importante ressaltar que o papel das marcas e varejistas é apenas um lado da moeda que irá ajudar o setor a retomar o protagonismo. O governo precisa agir para fomentar o setor, seja garantindo uma reforma tributária que realmente beneficie e simplifique a vida do consumidor, com um olhar vigilante no controle da inflação, que permita uma queda mais acentuada dos juros, seja com a volta de estímulos ao crédito que foram tão importantes no passado, como o Construcard, por exemplo, ou com estudos para medir o impacto do comércio cross border e seus riscos atuais para o emprego nas indústrias e varejistas brasileiros.

Somente essa conjunção de fatores, com esforços conjuntos da sociedade civil e os governos, indo ao encontro dos anseios e desejos dos consumidores é que fará com que o setor de materiais de construção volte ao protagonismo dos últimos anos. Espero que nas próximas ondas do Matcon Track, nós já tenhamos um cenário diferente, apontando para um crescimento na intenção futura de consumo do setor.

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagens: Shutterstock e Reprodução

Postagem anterior

Coca-Cola e KitKat se unem à Braskem visando economia circular no The Town 2023

Próxima Postagem

Havan aposta em live commerce com sorteio interativo em aplicativo

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera

Ricardo Contrera é sócio-diretor da Mosaiclab, área de inteligência da Gouvêa com a chancela “powered by”. É especialista em prospecção, análise e emprego estratégico de dados do mercado de consumo no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Havan

Havan aposta em live commerce com sorteio interativo em aplicativo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.