Alimentos à base de plantas, carne de laboratório, produtos com ingredientes naturais sem corantes artificiais, cápsulas de café compostáveis e alternativas ao leite. Essas são algumas das inovações em destaque na Anuga, que começa neste sábado (9) em Colônia, na Alemanha. A Mercado&Consumo é parceira oficial do evento e realiza uma cobertura especial até a próxima quarta-feira (13).
A Anuga é considerada a maior feira de alimentos e bebidas do mundo e é referência para os setores de supermercados e de foodservice (que envolve indústrias, distribuidores e operadores de bares e restaurantes).
As inovações do Anuga 2021 são caracterizadas principalmente pela sustentabilidade, pela saúde e pela conveniência. Alimentos à base de plantas (plant-based) são um tema contínuo entre os participantes. Várias empresas de alimentos e bebidas estão procurando usar ingredientes de origem vegetal como suplementos ou a principal atração para o desenvolvimento de novos produtos. O fato de os consumidores estarem cada vez mais sensíveis ao tema sustentabilidade também pesa a favor. Alimentos que levam a declaração do produto “puramente à base de plantas” são particularmente populares. Fontes vegetais de proteína incluem, entre outras, soja, ervilha, sementes de abóbora e sementes de girassol. Entre os novos produtos apresentados na Anuga, estão, por exemplo, biscoitos de grão de bico integral, bolas de proteína, salada de peixe à base de plantas, molho feito de favas ou envoltórios de beterraba.
A substituição de carne se mostra como tendência apenas quando se fala de produtos vegetarianos. Entre as novas alternativas expostas na feira, estão carnes de laboratório ou à base de células até insetos. Os novos produtos vão desde refeições prontas com almôndegas vegetais até nuggets de frango ou salsichas à base de vegetais. A carne à base de células será, por exemplo, apresentada na Anuga no dia 11 de outubro no âmbito da “New Food Conference”.
A terceira tendência deste ano abrange produtos que oferecem benefícios adicionais para a saúde e ingredientes naturais sem corantes artificiais. É aqui que entram em jogo, também, os produtos com o chamado “rótulo limpo”, ou seja, sem ingredientes desconhecidos do consumidor. A rotulagem limpa fornece ao usuário final informações sobre ingredientes, origem, fatores éticos e fatores ecológicos. Os expositores apresentam, por exemplo, café turco com colágeno e produtos que contêm kombuchá (bebida fermentada feita a partir do chá preto).
No tema sustentabilidade, cápsulas de café compostáveis e copos de papel se destacam entre as ofertas.
Presencial e digital
A Anuga é realizada a cada dois anos pela Koelnmesse em cooperação com a Associação Federal do Comércio Varejista Alemão, a Federação das Indústrias Alemãs de Alimentos e Bebidas e a Associação Alemã de Hotéis e Restaurantes. Os organizadores não esperam alcançar o mesmo número de visitantes da última edição, de 2019 – o espaço de exibição reservado agora equivale a dois terços do daquele ano. Ainda assim, os números impressionam: mais de 4 mil expositores de 94 países vão participar do evento.
A quantidade de participantes internacionais na maior feira de alimentos e bebidas do planeta permanece grande em 2021, o que evidencia a característica da Anuga de ditar tendências no que diz respeito a produtos e inovações. Os dez países participantes com maior número de expositores são Bélgica, Alemanha, França, Grécia, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Turquia e Estados Unidos. O Brasil também se fará presente por meio de empresas como a BRF e entidades como a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
A Anuga está trilhando novos caminhos com seu conceito híbrido, que prevê que o comércio físico in loco no espaço de Colônia seja aprimorado pela página Anuga @home. Por meio da plataforma, os inscritos poderão se comunicar com os tomadores de decisão da indústria e se manter atualizados sobre todos os temas abordados no evento. Haverá painéis e seminários online, apresentações de empresas e produtos.
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