Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Nove de dez empreendedores entre 55 e 65 anos abriram negócios por falta de oportunidade

Entre os empreendedores seniores, 57,3% têm ao menos um funcionário em suas empresas

Redação de Redação
8 de outubro de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos
Nove de dez empreendedores entre 55 e 65 anos abriram negócios por falta de oportunidade

Enfrentando dificuldades para se posicionar no mercado de trabalho, muitas pessoas mais velhas optam por abrir suas próprias empresas. Cerca de 92% dos empreendedores entre 55 e 65 anos decidiram iniciar o próprio negócio por acreditarem que as vagas de emprego estavam escassas, segundo um estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Para o estudo, foram entrevistadas 2 mil pessoas entre 18 e 65 anos. Nele, constatou-se que, entre os empreendedores seniores, 57,3% têm ao menos um funcionário em suas empresas – sendo que 44,1% empregam de um a cinco funcionários, 9,3% têm de seis a 19 colaboradores e 3,9% empregam 20 ou mais pessoas. Os outros 42,7% dos empreendedores mais velhos não têm nenhum funcionário contratado.

O segmento de atuação que lidera é o varejo, com 46% dos empreendedores operando em setores como materiais de construção, comércio de alimentos e bebidas, lojas de cosméticos, vestuário e acessórios. Os 54% restantes se dividem em diversos outros segmentos.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Marcelo de Souza observa que o empreendedorismo se tornou uma alternativa atrativa para que muitas pessoas continuem ativas no mercado de trabalho, mesmo após a aposentadoria. “Pequenos negócios liderados por pessoas mais velhas estão cada vez mais numerosos e contribuindo para a dinâmica econômica do País”, diz Souza.

Para o Sebrae, a quantidade de pessoas entre 55 e 65 anos abrindo o próprio negócio continuará aumentando nos próximos anos.

Trabalhadores aposentados

O Sebrae também analisou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) e constatou que atualmente existem mais de 4 milhões de donos de negócios no Brasil na faixa etária de 55 a 65 anos – 13,5% do total de empreendedores no país (29,7 milhões). Esse número cresceu 42% entre o quarto trimestre de 2012 e o mesmo período de 2023.

De acordo com André Spínola, gerente de Estratégia e Transformação no Sebrae Nacional, o aumento na expectativa de vida dos brasileiros – que hoje é de 76,4 anos, segundo o IBGE – e os baixos salários fazem com que muitas pessoas continuem trabalhando mesmo após a aposentadoria, buscando uma complementação de renda.

No critério de empreendedorismo estabelecido (empresas com mais de 3,5 anos de operação), os dados do GEM mostram que 17,7% de todos os empreendedores seniores se enquadram nesse recorte. Entre os empresários de 35 a 54 anos, o percentual cai para 14,3%, e na faixa mais jovem, de 18 a 34 anos, reduz ainda mais, para 7%. Os mais velhos também apresentam renda superior.

Segundo a Pnad, os empresários seniores ganham, em média, 4,3% a mais do que os empreendedores das outras faixas etárias. No grupo de 55 a 65 anos, a renda média é de R$ 3.347, enquanto a média geral é de R$ 3.209. Para Spínola, o empreendedorismo, especialmente nas áreas de consultoria, serviços administrativos e franquias, “tem se mostrado um caminho viável para esse público”.

Perfil dos empreendedores seniores

Os negócios liderados por pessoas mais velhas são predominantemente comandados por indivíduos brancos (56%), o que contrasta com a realidade dos empreendedores das faixas etárias jovem e intermediária, nas quais 58% se declaram pretos ou pardos. A pesquisa GEM também aponta que os homens predominam em todas as faixas etárias e nos diferentes estágios dos negócios. A maior diferença aparece entre os empreendedores mais velhos, com 74% de homens contra 26% de mulheres.

A forte presença masculina no empreendedorismo entre 55 e 65 anos reflete também nos tipos de negócios abertos por esse grupo. Entre os jovens empreendedores, predominam atividades como cabeleireiros, tratamentos de beleza e o comércio varejista de vestuário e acessórios. Já na categoria sênior, formada majoritariamente por homens, o foco recai sobre o comércio de ferragens, madeira e materiais de construção, além de restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas.

Com informações de DC News.
Imagem: Shutterstock 

Postagem anterior

BConnected abre a edição 2024 com foco nas empresas que impactaram o mercado pela ousadia

Próxima Postagem

Petrobras abre escritório na China ainda este ano para acompanhar projetos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025
Varejo

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda
ESG

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025
Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp
Inovação

Água Doce lança assistente virtual com IA integrado ao WhatsApp

19 de maio de 2025
Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS
Economia

Defesa Agropecuária de SP inspeciona granjas que receberam material avícola do RS

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Petrobras

Petrobras abre escritório na China ainda este ano para acompanhar projetos

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

Budweiser lança embalagens temáticas para Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025

20 de maio de 2025
Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

Abvtex lança guia para incentivar uso de materiais sustentáveis na moda

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.