Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Supermercados e fast fashion lideram segmentos com maior sensibilidade a preços

Segundo estudo do Ibevar, supermercados e farmácias apresentaram taxas de retorno de consumidores

Redação de Redação
8 de outubro de 2024
no Destaque do dia, Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
Supermercados e fast fashion lideram segmentos com maior sensibilidade a preços

A sensibilidade aos preços varia significativamente entre os consumidores brasileiros de diferentes segmentos do varejo. Supermercados, fast fashion e roupas esportivas lideram a lista, com uma pontuação de 8 em uma escala de zero a dez. Enquanto isso, eletrônicos e eletrodomésticos apresentaram uma sensibilidade de 7, e livrarias, artigos para casa e acessórios para automóveis marcaram 6. Os dados são de um estudo realizado pelo Ibevar.

“A sensibilidade a preços varia amplamente entre os segmentos. Os segmentos que apresentam alta sensibilidade devem adotar estratégias competitivas, como descontos e promoções constantes. Em contraste, os com baixa sensibilidade podem focar em estratégias de valor agregado, enfatizando qualidade e exclusividade”, comenta Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da Fia Business School. 

Recorrência de compras

Supermercados e farmácias apresentaram taxas de retorno de consumidores entre 55% e 70%. Livrarias, acessórios para automóveis, marcas de luxo, roupas esportivas, artigos para casa, artigos esportivos, material de escritório, peças de automóveis e cuidados pessoais tiveram uma recorrência de 30% a 35%. Já fast fashion, eletrônicos, eletrodomésticos e móveis mostraram taxas de 25%, enquanto concessionárias apresentaram 15%.

“A gestão dos estoques deve ser adaptada à recorrência de compras. Supermercados e farmácias devem implementar sistemas avançados de previsão de demanda para garantir disponibilidade constante. Já setores com baixa recorrência, como concessionárias, podem adotar uma abordagem just-in-time, explorando modelos de show”, afirma Angelo.

O Net Promoter Score (NPS), métrica que mede a satisfação e a lealdade dos clientes, também foi analisado. Marcas de luxo (70%) é o segmento mais estável do ranking, seguido por artigos esportivos (50%), roupas esportivas e cuidados pessoais (45%), fast fashion, eletrônicos, loja de conveniência e farmácias (40%), eletrodomésticos, artigos para casa, acessórios para casa e móveis (35%), supermercados, livrarias, material de escritório e peças de automóveis (30%), e concessionárias (25%).

“O NPS é um indicador vital da satisfação do cliente. Setores com alto NPS, como marcas de luxo, devem capitalizar essa vantagem através de programas de indicação e marketing boca a boca. Por outro lado, segmentos com baixo NPS, como concessionárias, devem priorizar melhorias na experiência do cliente, investindo em treinamento e personalização”, Angelo aconselha.

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

O fenômeno de crescimento das marcas próprias no varejo brasileiro

Próxima Postagem

Sob decisão judicial, Aneel aprova conversão de contratos de térmicas para Amazonas Energia

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo
Artigos

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer
Retail Media

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás
Artigos

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice
ESG

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo
Varejo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025
Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump
Tecnologia

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram
Economia

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Próxima Postagem
diretora

Sob decisão judicial, Aneel aprova conversão de contratos de térmicas para Amazonas Energia

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

Trabalho aos domingos e feriados: uma mudança estrutural nas relações trabalhistas do varejo

21 de maio de 2025
Oxxo mantém estratégia de lojas emblemáticas e inaugura unidade com temática gamer

Oxxo inaugura loja com temática gamer em parceria com Trident

21 de maio de 2025
O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

O varejo que ainda não conversa corre o risco de ficar para trás

21 de maio de 2025
Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

Heineken lança curso gratuito para combater assédio no setor de foodservice

21 de maio de 2025
Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

Riachuelo chega ao TikTok Shop com 5 mil itens e foco em promoções e conteúdo ao vivo

21 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.