O Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmaram nesta sexta-feira, 8, que as operações aéreas do Aeroporto Santos Dumont serão interrompidas nos dias 18 e 19 deste mês, durante a Cúpula de Chefes de Estado do G20.
O fechamento do aeroporto nos dois dias foi um pedido da Prefeitura do Rio ao Ministério da Defesa, devido às restrições na área do Museu de Arte Moderna (MAM), que sediará o encontro e fica a apenas 550 metros do Santos Dumont.
As operações comerciais das companhias aéreas deverão ser redirecionadas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), de acordo com a capacidade operacional das empresas e do próprio aeroporto.
O evento
A Cúpula do G20 reunirá as maiores economias do mundo de 14 a 19 de novembro no Rio. Segundo a Prefeitura do Rio, ocorrem 3 eventos dentro da conferência: o Urban 20 (U20), o G20 Social e a Cúpula dos Líderes do G20.
Os dois primeiros encontros devem atrair um público estimado de 40 mil pessoas por dia ao Complexo Mauá, na área portuária, de 14 a 17 de novembro. Nos dias 18 e 19, são aguardadas 55 delegações, de 40 países e de 15 organismos internacionais, no Museu de Arte Moderna (MAM).
Com informações de Estadão Conteúdo (Eduardo Rodrigues)
Imagem: Shutterstock