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Home Notícias

Estudo aponta tendências de vendas através do e-mail marketing

Redação de Redação
8 de dezembro de 2016
no Notícias, Varejo digital
Tempo de leitura: 4 minutos

Após 45 anos, o e-mail continua sendo o “carro-chefe” do conjunto de ferramentas do marketing digital, oferecendo o maior ROI entre os canais disponíveis. A execução de uma campanha de sucesso depende de análise minuciosa dos dados para tomar as melhores decisões. “Quando comparado a outros canais, o e-mail é o preferido dos consumidores para interação com as marcas. Dessa forma, sai na frente o profissional de marketing antenado a essa preferência e disposto a aproveitar todo o potencial da ferramenta, com atenção especial a necessidades de ajustes contínuos das estratégias”, explica Cecilia Belele, Diretora Regional da Return Path para América Latina.

Para orientar os profissionais da área nas tomadas de decisões, a Return Path, em parceria com a Ascend2, lançou o estudo “Estratégias de Campanhas de E-mail Marketing: otimização de performance para Marketing B2C”, que apresenta os desafios e as melhores e mais eficazes táticas no uso do canal. A pesquisa foi realizada em novembro, com base na percepção de 104 influenciadores de marketing dos Estados Unidos, entre os quais proprietários de empresas, CXO, vice-presidentes, diretores e gerentes.

Veja os principais destaques do estudo:

52% dos entrevistados acreditam que melhorar a personalização do e-mail é o objetivo mais importante – Os consumidores de hoje esperam uma experiência de e-mail altamente adaptada às suas preferências pessoais. Essa é uma das explicações para que mais da metade dos profissionais entrevistados classifiquem a personalização como seu objetivo estratégico mais importante. Melhorar a retenção de clientes e aumentar o engajamento dessas pessoas também são objetivos altamente valorizados (47% e 44%, respectivamente).

 Quais são os objetivos mais importantes das estratégias de e-mail marketing?

Objetivos mais importantes% de profissionais que acreditam
Melhorar a personalização do e-mail52%
Melhorar a retenção de clientes47%
Aumentar o engajamento do cliente44%
Aumentar a aquisição de clientes39%
Aumentar a notoriedade da marca38%
Coletar dados de assinante de qualidade30%
Reduzir os custos de marketing13%

46% dos entrevistados revelam que a qualidade dos dados dos assinantes é o maior desafio para o sucesso – Lista de assinantes de alta qualidade é aquela que contém apenas destinatários que tenham demonstrado interesse em receber mensagens de determinada marca, além de reunir também dados comportamentais e de preferências desses usuários. Ter essas informações em mãos nao é tarefa fácil, mas é fundamental para o sucesso de uma campanha.

Quais são as principais barreiras para o sucesso do email marketing?

Principais barreiras% de profissionais que acreditam
Coletar dados de assinante de qualidade46%
Aumentar o engajamento do cliente44%
Aumentar a aquisição de clientes36%
Melhorar a personalização do e-mail36%
Reduzir os custos de marketing32%
Melhorar a retenção de clientes30%
Aumentar a notoriedade da marca29%

48% dos entrevistados apontam que mensagem individualizada é a forma mais eficaz de personalização, mas também a mais difícil de executar –Há muitas maneiras de personalizar um programa de e-mail e a ação tem apresentado muito valor no processo de engajar e reter clientes.

Análise comparativa – tática mais difícil de executar x mais eficaz

TáticasMais difícil de executar(% profissionais que acreditam)Mais eficaz(% profissionais que acreditam)
Centro de preferências autogerenciadas32%30%
Design de e-mail responsivo36%34%
Páginas de destino individualizadas42%34%
Segmentação de lista de e-mail33%35%
Integração de mídias sociais32%38%
E-mails ativados por comportamento35%47%
Mensagens de e-mail individualizadas48%48%

47% dos profissionais de Marketing dizem combinar recursos terceirizados e internos – Essa tendência se explica pelo aumento da concorrência pela atenção dos clientes na caixa de entrada, o que tem elevado significativamente a sofisticação das campanhas de e-mail. “Uma estratégia interessante para garantir os melhores resultados diante da concorrência é unir recursos internos, por meio de profissionais que tenham ampla visão do negócios, a recursos externos, com o apoio de empresas que acompanham a evolução e tendências do canal e sejam especializadas na coleta e análise de dados”, diz Cecilia.

 Quais são os recursos mais utilizados para colocar em prática as táticas do e-mail marketing?

Recurso% de profissionais que acreditam
Combinação de recursos terceirizados e internos47%
Terceirização para um especialista34%
Somente recursos internos19%

O estudo “Estratégia de Campanhas de E-mail Marketing”, está disponível (em inglês) para download gratuito no site da Return Path [link: https://returnpath.com/downloads/email-marketing-campaign-strategies-optimizing-b2c-marketing-performance/].

 

Fonte: Ecommercebrasil

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