A Latam Brasil vem ampliando a vantagem sobre suas concorrentes, encerrando o mês de novembro na liderança do mercado doméstico com 38,5% de participação, seguida de Gol (33,6%) e Azul (27,5%), de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Nos últimos 12 meses encerrados em novembro de 2022, o market share da Latam no País foi de 36%, seguida da Gol (33,7%) e da Azul (29,7%). Os dados de participação são medidos em passageiro-quilômetro pago (RPK, no jargão do setor).
Conforme a autarquia, o número de passageiros transportados em voos domésticos em novembro registrou crescimento de 7,6% na comparação anual, para 7,37 milhões de pessoas. A demanda doméstica (RPK) cresceu 3,9% no período em relação a igual intervalo de 2021. Já a oferta no mercado doméstico em novembro, medida em assentos-quilômetros ofertados (ASK), teve um aumento de 5,5% sobre igual período do ano anterior.
No segmento internacional, as companhias aéreas atingiram a marca de 1,48 milhão de passageiros pagos transportados em novembro, alta de 103,1% sobre um ano antes, segundo a Anac.
Cargas
A movimentação de cargas registrada no mercado doméstico foi de 40,1 mil toneladas em novembro, alta de 2,9% sobre igual intervalo de 2021.
No segmento de carga internacional, foram movimentadas 82,5 mil toneladas no período, queda de 4,7% na comparação anual.
Durante o período do Natal, a Latam Cargo, unidade de transporte de cargas do Grupo Latam, aumentou em 8% a sua capacidade para transporte de carga em trechos domésticos de outubro a dezembro de 2022 – em comparação ao primeiro semestre do ano – para atender seus clientes durante a alta temporada no Brasil.
O crescimento em relação ao mesmo período de 2021 corresponde a um incremento de quase 6.700 novos voos e quase 2.600 toneladas de capacidade a mais, tanto em aeronaves cargueiras quanto nos porões dos aviões de passageiros.
Com informações de Estadão Conteúdo: (Juliana Estigarríbia)
Imagem: Shutterstock