Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Tecnologia se torna fundamental para o varejo ouvir o consumidor

Debates no Connection Retail mostram que as novas gerações têm puxado a rédea do varejo com um consumidor cada vez mais antenado

Gustavo Grohmann de Gustavo Grohmann
9 de fevereiro de 2024
no Destaque do dia, Eventos, Notícias, NRF Retail's Big Show, Varejo
Tempo de leitura: 3 minutos
Tecnologia se torna fundamental para o varejo ouvir o consumidor

Se muito do que foi falado na NRF 2024, a maior feira de varejo do mundo, tinha o consumidor e todo o seu entorno como pano de fundo, no primeiro Connection Retail pós-NRF organizado pela MERCADO&CONSUMO, não poderia ser diferente. E o consumidor entrou em debate nos pitchs de conteúdo do evento. Principalmente as novas gerações, que estão chegando com idealismo, busca de propósito e, como nativos digitais, abraçando de vez a tecnologia. Mas sem deixar de lado as gerações “de sempre”, é claro.

“Essa dinâmica geracional tem um grande impacto nas empresas e na tecnologia que está sendo proposta. Por que é importante mapear quem é o seu consumidor e personalizar a estratégia para ele? Porque hoje em um canal digital, por exemplo, você está vendendo para três gerações diferentes. E essas gerações se comunicam de maneiras diferentes. Mais do que a geração em si, é importante entender como ela vai se relacionar e consumir o seu produto”, revelou Mario Cereda, CEO da Cliqx, empresa de soluções digitais.

Se antes era o mercado com suas estratégias que conduzia o consumidor, hoje os papeis se inverteram e é o consumidor que puxa essa rédea. Mais do que nunca, chegou a hora de ouvir o cliente. E para ajudar neste tema, a tecnologia virou uma grande aliada.

“Com toda essa capacidade que temos atualmente de processamento e, principalmente, coleta de comportamento de consumo, no online ou no offline, cada vez mais conseguimos segmentar melhor as campanhas e ter uma cultura data driven mais estruturada nas empresas. Isso nos dá uma assertividade e um engajamento muito alto, conseguindo direcionar o público de acordo com as necessidades do negócio”, afirmou Rodrigo Dantas, CEO da Proteína Digital, consultoria de branding, performance e tecnologia.

“O consumidor brasileiro é exigente. Tivemos uma curva de aprendizado bem grande. Uma das coisas em que focamos bastante é no ‘errar rápido’. Os erros fizeram com que nos adaptássemos rápido para o gosto do consumidor brasileiro. Entendemos que temos que escutar o cliente, e não tentar impor algo que gostaríamos de fazer”, garantiu Bruno Nogueira, diretor da Duotone Kiteboarding Brasil, empresa de acessórios para a prática de kitesurf de origem alemã e atualmente cliente da Proteína Digital.

Outro ponto que está de certa maneira no início, mas já em alta aqui no Brasil, e que tem ajudado marcas a se conectarem e a entenderem o consumidor é o retail media. Elaine Dias, diretora de Marketing da The LED, empresa especializada em telões de led que podem ser usados em inúmeras funções (inclusive como canal de retail media), revelou que a tecnologia em conjunto com essa nova modalidade de mídia, pode trazer grandes aprendizados sobre o consumidor.

“A Inteligência Artificial traz a possibilidade de acoplar tecnologias que permitam que identifiquemos o perfil e o sentimento do cliente diante de uma comunicação ou uma exposição de produtos. Transformar tudo isso em dados para que consigamos ter uma comunicação mais assertiva com os clientes. A ponto de podermos personalizar campanhas para cada cliente”, afirmou a executiva.

Geração problema?

Muito tem se falado sobre a geração Z e as dificuldades de lidar com ela, seja no mercado de trabalho ou pelo lado pessoal. “É uma geração focada no propósito. No que aquilo de fato traz. Não só para ela, mas para as pessoas que estão em conjunto naquele movimento. Temos que exercitar a paciência. Um tipo de paciência de execução. Eu tenho que me adaptar todo dia a uma nova ideia ou um novo pensamento. Eu tenho que abrir a minha cabeça, escutar o que as gerações estão falando e traduzir para o negócio”, projetou Odair Rodrigues, CEO da B4, bolsa de crédito de carbono.

Não adianta reclamar e bater de frente. Afinal, o cliente sempre tem razão. Seja de que geração for. “Temos o grande desafio de entender como nos conectamos com as gerações, independentemente de qual ela seja. Nós temos público para todas elas. Nós temos mercado para todas elas. Temos que ter conexões verdadeiras que gerem fãs e não apenas clientes. Eles nos seguem pelo valor agregado. Isso serve para a relação como um todo. Indústria para o operador e operador para o consumidor final. Quanto mais verdadeiro você for, pode ter certeza de que terá o retorno. É essa verdade que nós temos que estabelecer com os clientes”, finalizou André Lopes, gerente de Trade Marketing da Nestlé Professional.

Imagens: Calibre 35 Filmes

Postagem anterior

Além da marca: construindo sucesso em rede através do relacionamento entre franqueados

Próxima Postagem

Fusão entre PetroReconcavo e 3R Petroleum pode criar 3ª maior operadora de petróleo do Brasil

Gustavo Grohmann

Gustavo Grohmann

Relacionados Posts

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa
Shopping centers

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028
Foodservice

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs
ESG

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo
Economia

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários
Economia

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Próxima Postagem
Produção brasileira de petróleo em 2025 deve chegar a 3,6 milhões de barris por dia

Fusão entre PetroReconcavo e 3R Petroleum pode criar 3ª maior operadora de petróleo do Brasil

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

Brasília ganha novo shopping em novembro, com 60 lojas e foco em experiência completa

19 de maio de 2025
Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

Tropicool abre nova loja em SP e planeja atingir 100 unidades no Brasil até 2028

19 de maio de 2025
Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

Grupo DPSP abre 600 vagas para jovens e reforça inclusão com programa para PCDs

19 de maio de 2025
China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.