O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou, nesta sexta-feira, 9, com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. No telefonema, Lula reiterou o interesse do Brasil em parcerias com o país asiático, especialmente no setor de semicondutores.
De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula e Ibrahim falaram “sobre a possibilidade de ampliar as relações comerciais entre os países, sobre combate às desigualdades e à fome e defenderam um cessar-fogo para o conflito na Faixa de Gaza, além de uma reforma no sistema de governança global”.
Segundo o documento, o primeiro-ministro elogiou a atuação do Brasil no cenário internacional contra problemas sociais e agradeceu o apoio do país para uma solução pacífica na guerra do Oriente Médio, além de outras questões do Sul Global.
Ainda, destacou o debate sobre o processo de transição energética no Brasil.
Prorrogação até 2026
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu retomar a prorrogação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis) até o fim do ano de 2026. O decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) no final de março do ano passado apresenta os termos do incentivo fiscal ao setor e amplia a lista de itens que poderão ser beneficiados pelo programa, incluindo insumos para estimular setores como o fotovoltaico.
A escassez de semicondutores no mundo se tornou o maior gargalo de produção do setor nos últimos dois anos, provocando constantes paradas de produção.
Com informações de Estadão Conteúdo (Luci Ribeiro).
Imagem: Shutterstock