Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

CRO e o desafio de olhar mais para dentro do negócio digital

Roberto Wajnsztok de Roberto Wajnsztok
9 de abril de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
CRO e o desafio de olhar mais para dentro do negocio digital

Começando esse artigo de forma bem didática, permita-me explicar que a otimização da taxa de conversão, ou CRO, é o processo de aumentar a porcentagem de usuários ou visitantes do site que concluem uma ação específica para aumentar o número de leads gerados. O CRO é alcançado por meio de melhorias de conteúdo, testes A/B e melhorias no fluxo de trabalho.

O desconhecimento ou pouca profundidade dos executivos do mercado brasileiro sobre esse tema, e seus desdobramentos, demonstra o quanto esse artigo é necessário, pois há uma real necessidade dos negócios digitais olharem mais para dentro. Cases de negócios deficitários, com prejuízo e baixa conversão, têm se repetido, o que torna essa discussão ainda mais urgente.

O olhar para “dentro” da empresa, eventualmente, esbarra na conscientização dos executivos em ser autocríticos e determinados na busca por excelência. O mercado digital é abundante em dados e informações, e a tecnologia viabiliza que esses dados se tornem insigths e conhecimento, ou seja, temos todas as condições para alcançar essas otimizações e melhorias de performance. Basta querermos.

Então, por que é tão raro vermos boas iniciativas nessa frente no mercado digital brasileiro?

– Para fazer a otimização, é preciso ter ferramenta tecnológica para viabilizar a implementação, com ambiente de testes, e possibilidade de comparação para ter certeza se de fato houve evolução.

– A otimização requer conhecimento do negócio e das possibilidades de negocio e tecnológica, além de mapear alternativas e concluir quais vão ser testadas.

– Para definir o que otimizar, é preciso detectar o que não está performando bem, ou seja, é neceesário ter um web analytics devidamente implementado

– Para definir qual iniciativa teve maior sucesso, os indicadores devem ser definidos corretamente e testados pelo tempo adequado.

– Para implementar iniciativas CRO é necessário ter um time dedicado total ou parcialmente, que tenha os conhecimentos apontados acima, ou seja, que seja multidisciplinar (analistas de negócio, analistas web, designers, desenvolvedores, geradores de conteúdo, lideranças).

– Para manter a evolução, o trabalho de CRO precisa ser constante, working in progress.

Se algum desses pontos faltar ou falhar, provavelmente seu trabalho de otimização de conversão não será efetivo, ou será de alcance limitado. Mas o pior, a consequência desse failed é muito grave, pois negócios digitais de baixa conversão requerem muito investimento, para manter os resultados, ou se tornam pífios. Em ambos os casos, o resultado final é prejuízo.

Sendo assim, entendo que já passou da hora de mudarmos esse cenário e, de fato, termos mais foco em olhar para dentro dos nossos negócios digitais, e trabalhar arduamente para melhorar a relação visitantes versus compra, cadastro e efetivação. O CRO deveria ser a trend da vez.

Roberto Wajnsztok, sócio-diretor da Gouvêa Consulting.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.

Imagem: Shutterstock

 

Postagem anterior

Alimentação sustentável: entre a teoria e a prática, um chamado para atitudes conscientes

Próxima Postagem

Hering inaugura sua 40ª megaloja no Shopping ABC, em São Paulo

Roberto Wajnsztok

Roberto Wajnsztok

Roberto Wajnsztok de Oliveira está no mercado digital desde 2000, sendo por 14 anos diretor de E-commerce de grandes varejistas. Nos últimos anos como consultor de negócios com foco no mercado digital em mais de 120 empresas. Foi sócio-fundador de startups como Liveon e Nerd3, ambas vendidas a grandes grupos empresariais, e atua como conselheiro em grandes empresas de tecnologia.

Relacionados Posts

App da 99Food abre cadastro; ganhos combinados podem chegar a R$ 250 por dia
Foodservice

App da 99Food abre cadastro; ganhos podem chegar a pelo menos R$ 250 por dia

20 de maio de 2025
Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas
NRA Show

Geração Alpha já faz compras, prefere loja física e quer conexão real com as marcas

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade
NRA Show

NRA Show 2025: Como atrair clientes com sustentabilidade, ofertas limitadas e valor de verdade

20 de maio de 2025
Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte
E-commerce

Shopee inaugura hub logístico em Rondônia e reforça presença no Norte

20 de maio de 2025
IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real
Artigos

IA no varejo e indústria de bens de consumo: da promessa à execução com impacto real

20 de maio de 2025
Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025
Foodservice

Mei Mei mira salto de 30% no delivery até o fim de 2025

20 de maio de 2025
A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil
Artigos

A desigualdade tributária pode afetar milhões de empregos no Brasil

20 de maio de 2025
NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação
NRA Show

NRA Show 2025: O futuro do foodservice passa pela união entre tradição e inovação

19 de maio de 2025
Próxima Postagem
Hering inaugura sua 40ª mega loja no Shopping ABC em Santo André

Hering inaugura sua 40ª megaloja no Shopping ABC, em São Paulo

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

Musk quer robotáxis da Tesla na rua em junho e diz não se arrepender de vínculo com Trump

20 de maio de 2025
Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

Aviação brasileira teve melhor abril da história em movimentação; 8 milhões viajaram

20 de maio de 2025
Visa e Stone levam "Click to Pay" a 2,8 milhões de estabelecimentos

Visa e Stone levam “Click to Pay” a 2,8 milhões de estabelecimentos

20 de maio de 2025
Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

Magalu lança projeto para impulsionar negócios liderados por mulheres empreendedoras

20 de maio de 2025
Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

Gigante chinesa de baterias CATL dispara em estreia em Hong Kong, após maior IPO do ano

20 de maio de 2025
Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

Trabalhador de granja no RS com foco de gripe aviária é isolado por suspeita de infecção

20 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.