A Hellmann’s, marca de molhos da Unilever, lançou plataforma Hungry Games, que utiliza Inteligência Artificial e reconhecimento facial para monitorar sinais físicos e emocionais de jogadores durante partidas. A tecnologia tem como objetivo indicar o momento adequado para uma pausa para alimentação, visando evitar impactos no desempenho.
O projeto foi desenvolvido em parceria com programadores, neurocientistas e com a equipe da Furia, organização de E-Sports da América Latina. A ferramenta está, inicialmente, disponível para influenciadores e jogadores vinculados à Furia.
A iniciativa foi apresentada a partir de um experimento com gamers e pro-players da organização. Após um dia de treinos, os participantes foram divididos em duplas para uma partida. Um jogador de cada dupla recebeu lanches preparados com Hellmann’s, enquanto o outro competiu em jejum, sem saber da diferença.
Durante a competição, a IA monitorou microexpressões como olhos cansados, lábios secos e impaciência, além de indicadores de desempenho, como precisão de tiro e concentração. Os jogadores alimentados apresentaram maior controle emocional e estabilidade, enquanto os que jogaram em jejum tiveram maior irritabilidade e queda de desempenho.
“Esta é uma ação inédita na história da marca, que foi desenhada para um público que está cada vez mais próximo de Hellmann’s. Como uma marca que sempre coloca os fãs no centro, mergulhamos no universo dos games para elevar ainda mais a experiência de quem está curtindo seu jogo favorito”, afirmou Carolina Riotto, CMO da Unilever Alimentos no Brasil e head de Condimentos na América Latina.
“Com a plataforma Hungry Games, lançada em parceria com o time Furia, entramos em novo território, unindo uma tecnologia proprietária e o olhar voltado à performance. Estamos ao lado dos gamers para trazer um sabor irresistível durante os jogos, afinal é sobre se divertir e estar bem para quem quer jogar cada vez melhor”, completou.
A pesquisa que fundamenta a iniciativa foi conduzida pela Go Gamers, consultoria especializada no setor, a pedido da marca. O levantamento apontou que 99% dos gamers sentem fome durante as partidas, e 84% afirmam que isso afeta o desempenho. Entre os efeitos mais mencionados da fome estão falta de foco (98%), queda de energia (97%) e irritação (97%). Quando se alimentam durante o jogo, as preferências são por batata frita (64%) e hambúrguer (57%). A pesquisa também apontou que 98% dos entrevistados gostariam de ter Hellmann’s como aliada para matar a fome enquanto jogam.
“Na Furia, a gente sempre busca criar conexões que vão além do óbvio — e com a Hellmann’s, encontramos exatamente isso. O Hungry Games une conteúdo, tecnologia e performance em um formato original, que conversa de verdade com a comunidade gamer”, afirmou Pedro Lopes, diretor de marketing da Furia.
Imagem: Divulgação