Magazine Luiza pretende acelerar o ritmo de abertura de lojas no ano de 2017, em comparação ao ano anterior.
Segundo a empresa, que recentemente entrou para o grupo de empresas que oferecem marketplace, o modelo de loja física virtual, com metragem menor e a venda totalmente pelo e-commerce, sem produtos em exposição (exceto celulares), deve ter expansão mais rápida que o modelo convencional.
De acordo com o Magazine Luiza, foram abertas 14 lojas de 2016, totalizando 800 pontos de venda. A maior parte das inaugurações ocorreu no segundo semestre. De todas elas, mais de cem são virtuais.
No primeiro trimestre de 2017, quatro pontos de venda foram abertos. “A gente retomou com força o ritmo de abertura de lojas. Temos pontos contratados e pretendemos abri-los ao longo do ano”, disse ao jornal o presidente-executivo do e-commerce Frederico Oldani, sem detalhar números.
A digitalização do ponto físico é importante para a empresa aumentar a produtividade na loja, com redução do número de funcionários e o aumento da eficiência por vendedor. Entre 60% e 70% do custo operacional da loja física está atrelada à folha de pagamento.
Com o sistema virtual, as vendas nas lojas podem ser concluídas em 2 minutos. Sem a tecnologia disponível em celulares em poder dos vendedores, o tempo médio para finalizar a venda é de 40 minutos.
Fonte: E-Commerce Brasil