A Altenburg, fabricante de peças para cama, banho e decoração, estreia em maio uma nova fase ao anunciar sua entrada no mercado de franquias. A primeira unidade foi inaugurada nesta quarta-feira, 8, em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
Com 103 anos de história, a Altenburg tinha como foco as lojas próprias, multimarcas e seu canal de e-commerce. A primeira monomarca foi lançada em 1969, mas apenas em 2008 esse movimento ganhou corpo. Das 15 unidades, 10 estão no Sul do País e 5, em São Paulo. A empresa catarinense faturou R$ 670 milhões em 2023 e prevê crescimento em torno de 20% em 2024. A expectativa é chegar em 2027 com receita acima de R$ 1,2 bilhão.
A companhia adotou o modelo de crescimento espiral como estratégia de implementação das franquias “Com as franquias, achamos que é o momento de atacar novas áreas, ir além do Sul, e entrar no Sudeste, Centro-Oeste”, pontua o presidente da empresa, Tiago Altenburg.
O projeto vem sendo estruturado nos últimos três anos sob a coordenação de Fabrício Juvêncio, gerente de Varejo da Altenburg.
“Foram diversos estudos para chegarmos ao modelo que se adeque ao perfil de produto, demanda de mercado e potencial de crescimento. As franquias terão um projeto arquitetônico exclusivo, e um mix de produtos que dialogam com os lançamentos da marca”, explica Juvêncio.
O modelo foi pensado para ocupar espaços com áreas entre 85 e 120 metros quadrados. A depender do lugar escolhido, os investimentos devem circular por uma faixa de R$ 450 mil a R$ 800 mil, considerando a taxa de franquia de R$ 50 mil.
“A franquia se mostra um modelo ideal de expansão, pois mantém a força da marca e garante crescimento com investimentos compartilhados. Nossa franquia se apresenta para o investidor como uma grande oportunidade de crescimento sustentável em um segmento exposto a pouca sazonalidade e uma parceria com uma marca com grande capacidade de adaptação às mudanças que a sociedade passa”, explica Fabricio Juvêncio.
Em expansão
Até o fim do ano, a previsão é que três unidades estejam em funcionamento. No médio prazo, a empresa trabalha com a abertura de cerca de 150 franquias, volume que tem o potencial para contribuir com 30% do faturamento de todo o negócio – o percentual das iniciativas monomarcas está em 12% atualmente.
“A estratégia principal da empresa vai continuar sendo multimarca, mas as franquias e as lojas próprias servem para agregar mais valor ao negócio”, afirma Tiago Altenburg.
A empresa está ampliando os investimentos em marketing e branding com aporte de mais de 100 milhões de reais até 2027. “A iniciativa faz parte de uma estratégia corporativa que visa incluir a Altenburg no rol de empresas catarinenses bilionárias nos próximos três anos”, explicou Otavio Arruda, gerente de Marcas da Altenburg.
Ajude o Rio Grande do Sul
As vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul precisam de ajuda e a sua contribuição é valiosa. Os canais oficiais para doações de ajuda humanitária e resgate de pets são:
- SOS Enchentes: sosenchentes.rs.gov.br/inicial
- Grad – Grupo de Resposta a Animais em Desastres: gradbrasil.org.br/
- Nesta matéria da MERCADO&CONSUMO, reunimos iniciativas e outras formas de colaboração. Acesse este link e saiba mais.
Imagem: Divulgação