De acordo com um levantamento realizado pela empresa de meios de pagamento Cielo, o consumo de modo geral caiu em todo o país devido aos horários dos jogos da seleção brasileira na Copa 2018. O varejo sofreu um prejuízo significativo, registrando queda nas vendas de 25% no dia do primeiro jogo do Brasil (17 de junho, domingo). A maior parte das lojas tiveram que fechar durante o período da partida e reabrir após o final da competição.
Até mesmo os bares e restaurantes, que normalmente faturam com o campeonato, registraram queda nas vendas. No domingo, 17 de junho, esse número chegou a -35,4% e na sexta, 22 de junho, a -13,2%. Situação semelhante é esperada para o próximo jogo do Brasil contra a Bélgica, na sexta-feira, 6 de julho.
Principalmente para as pequenas e médias empresas, que já são 99% dos 6,4 milhões de estabelecimentos do Brasil (de acordo com o Sebrae), essa queda no movimento foi bem sentida e pode causar um sério dano no faturamento do mês. “Esse prejuízo dificilmente será recuperado, pois, no caso do varejo, a venda se faz no dia”, explicou Rodrigo Martins, criador e CEO da startup Via que oferece uma plataforma de gestão para pequenas e médias empresas. “O que um cliente deixou de consumir na sexta não será adquirido em dobro no sábado”, exemplificou.
Ainda de acordo com Martins, uma dica para as PME’s tentarem diminuir esse prejuízo é aumentar o controle de custo, fazendo uma análise de todas as contas da empresa, para ver onde é possível economizar.
*Imagem reprodução00