A Mercado&Consumo traz, semanalmente, as principais movimentações registradas no corpo diretivo de empresas de varejo e consumo no Brasil. Nesta semana, o Grupo Elfa anunciou sua nova diretora Jurídica e de Compliance; a Recovery confirmou seu novo head comercial; e a Buser anunciou seu novo Chief Technology Officer (CTO).
Confira, a seguir, as principais mudanças anunciadas por grandes empresas nesta semana:
Grupo Elfa
O Grupo Elfa, provedor de soluções e serviços de logística em saúde, anunciou a contratação de Simone Silva para assumir a Diretoria Jurídica e de Compliance da companhia. A executiva será responsável pelo aperfeiçoamento de competências de gestão, contribuindo com a manutenção da agenda de crescimento da empresa.
“O fator humano é a base da organização. Por isso, comunicação e transparência são fundamentais para estimular o engajamento. A minha expectativa é poder contribuir com o Elfa para que a companhia realize o seu propósito, sempre trabalhando em parceria com a equipe para alcançar grandes objetivos”, conta.
Com mais de 20 anos de experiência profissional, Simone acumula passagens pela Alliar e Ambev, além de ter sido vice-presidente do Conselho de Administração da Rede Brasileira de Diagnósticos S.A. A executiva possui mestrado em gestão internacional de negócios pela Université Grenoble Alpes e pós-graduação em governança dos negócios pela FIA-USP.
Recovery
A Recovery, empresa do Grupo Itaú, especializada em recuperação de crédito, anunciou Dayvison Bezerra como novo head comercial. Em seu novo cargo, Bezerra terá o desafio de acompanhar e entender as mudanças no mercado de NPL – também conhecido como vendas de carteiras inadimplentes, a fim de alavancar o negócio da companhia.
“Estou muito animado com esse novo desafio como Head Comercial da Recovery. Além de zelar pelo relacionamento com nossos cedentes, quero ampliar nossa carteira nos próximos anos e aumentar o valor que temos sob gestão”, afirma.
Presente na companhia desde 2015, Bezerra atuava como gerente de produtos. O profissional possui bacharelado em direito pela FMU e MBA em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas.
Buser
A Buser, plataforma de intermediação de viagens de ônibus, divulgou a chegada de Thiago Avelino como o novo Chief Technology Officer (CTO) da empresa. Com mais de 15 anos de experiência na área, o profissional tem como missão auxiliar na escalabilidade da plataforma tecnológica da startup, aprimorando o compartilhamento de conhecimento entre a área de TI e as demais unidades de negócio para reforçar a cultura de tomada de decisão baseada em dados.
“A Buser chamou minha atenção pelo projeto Buser Tech, que está formando jovens talentos na área de TI. Achei uma ideia sensacional e quis fazer parte. Chegando aqui, passei a me envolver cada vez mais com o tema, até que o Tony [Lâmpada, então CTO] me fez a proposta de assumir a cadeira de CTO”, conta Avelino.
Avelino tem formação em matemática pelo IME-USP e em processamento de linguagem natural pela Universidade Stanford (Califórnia, EUA). O executivo já passou por big techs como Google, Twitter e Filmow. Sua última experiência foi na Decode, do Grupo BTG.
KPMG
Luiz Rodrigo Barros e Silva é o novo sócio de consultoria de estratégia da KPMG, empresa do setor de prestação de serviços profissionais. O executivo terá a função de apoiar clientes dos setores de serviços financeiros e saúde em seus desafios estratégicos.
“Venho bastante motivado a ampliar nossa colaboração com os clientes na definição das estratégias, bem como na execução das suas iniciativas de negócio, me dedicando mais fortemente a bancos, seguradoras, empresas do setor de pagamentos e demais empresas e instituições do mercado de serviços financeiros do mercado de saúde”, afirma.
Silva é graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e possui MBA em administração de empresas pela University of Michigan — Stephen M. Ross School of Business.
Volkswagen Financial Services
A Volkswagen Financial Services anunciou seu novo CEO, Rodrigo Capuruço. O executivo, que atuava como managing director – CFO, é o mais jovem e o primeiro brasileiro a assumir a responsabilidade para a Volkswagen Financial Services na América do Sul. Carapuruço chega com a missão de reforçar ainda mais a companhia no segmento de mobilidade e de consolidar as novas parcerias e investimentos realizados.
“Nos últimos anos, a Volkswagen Financial Services tem trabalhado com o intuito de se transformar em uma plataforma líder de mobilidade no Brasil e no mundo. Queremos oferecer aos nossos clientes soluções que atendam às suas necessidades e que impactem positivamente suas vidas e negócios”, explica.
O executivo possui uma longa história com a organização. Carapuruço foi também head de finanças e administração e CFO e, na unidade da Alemanha, atuava como head de controlling Internacional para a Europa. Na Volkswagen do Brasil, foi diretor responsável por contabilidade, impostos e tesouraria para a América do Sul.
Imagens: Divulgação