Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

As muitas faces de Rebeca

Momentum nº 925

Marcos Gouvêa de Souza de Marcos Gouvêa de Souza
9 de agosto de 2021
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 4 minutos
Riachuelo anuncia patrocínio à campeã olímpica Rebeca Andrade

Sorridente na medida certa, consciente de seu feito e plena em sua contida alegria, do alto do pódio ela enviava um olhar solidário à torcida, suas companheiras e companheiros de jornada e sua equipe, enquanto ouvia o Hino Nacional. Rebeca era a face da realização, da conquista, da vitória que agora são incensadas e inspiram o país como um todo.

Mas muitas outras faces devem e precisam ser conhecidas e valorizadas para não ficarmos com a imagem de que a vitória conquistada em até noventa segundos de uma apresentação individual numa Olimpíada seja apenas resultado de muito trabalho, esforço e dedicação. É muito mais do que isso e essas outras muitas faces trazidas pelo esporte precisam ser conhecidas e valorizadas, pois são uma fonte inesgotável de inspiração para a vida e os negócios.

O feito de Rebeca Andrade ao conquistar as duas medalhas na Olimpíada no Japão, uma de ouro e outra de prata, e sua história de superação, os dramas vividos pelas contusões e cirurgias, o trabalho com sua equipe, o diálogo valorizado por ela como parte de sua preparação, o apoio e suporte maternal e de seus irmãos, as dificuldades enfrentadas ao longo de sua carreira, as frustrações e os recomeços, sua forma madura e equilibrada ao ser reverenciada, sua postura em relação às conquistas, todos esses aspectos, e muitos mais, essas inúmeras outras faces, serão decantados em prosa e verso por muito tempo ainda. E de fato merecem.

Assim como os feitos de outros atletas individuais ou em equipe, nacionais ou internacionais, que numa Olimpíada conquistam a audiência trazendo lições de vida que precisam ser entendidas e assimiladas. O esporte tem esse poder mágico que espelhar e inspirar a vida em muitos aspectos.

Rebeca representa tudo aquilo que tinha contra si tudo para dar errado, mas dá certo por conta de todas essas outras faces, até então só conhecidas e apenas valorizadas por poucos.

Diferente do Brasil, que tem tudo para dar certo e insiste e conspira, por suas próprias opções, em adiar, ad aeternum, o sonho.

Rebeca, na sua origem social, na estrutura familiar, nas limitações econômicas e sociais, na sua cor, nas dificuldades e problemas enfrentados, em tudo desenhava a perspectiva de mais uma mulher parte de um cenário de desigualdades e de um contingente de esquecidos pelo país.

Mas foram essas outras faces que transformaram o que estaria fadado à periferia da vida, num exemplo a ser agora conhecido, divulgado, imitado e fonte de inspiração. Em termos pessoais, na vida, mas também nas analogias empresariais, na sociedade, na política e no mundo dos negócios.

Quantos e tão relevantes ensinamentos a serem buscados na história dessa moça da periferia de Guarulhos, criada apenas pela mãe, que com dois empregos como empregada doméstica sustentava a casa, ela e mais seis irmãos. E que teve a visão de liberar e estimular a filha com apenas nove anos a se mudar para treinar e se desenvolver. E que agora, aos 22 anos, se tornou uma heroína no País, tão carente de exemplos positivos.
E quantas analogias podem ser feitas a partir da sua história de como jamais se deve abandonar o sonho, de como perseverar para conquistar aquilo em que se acredita, da importância de levantar e prosseguir mesmo quando tudo parece conspirar contra e de trabalhar de forma unida e integrada com sua equipe para que o melhor possa acontecer.

No caso da ginástica artística, com apenas noventa segundos para mostrar o trabalho de uma vida e no qual o menor deslize pode jogar por terra todo o sonho. Bem mais complexo que as realidades do mundo empresarial e dos negócios.

A face vencedora, segura e orgulhosa é a que vai para a posteridade e fica registrada nas fotos, nas redes sociais e na mídia. As outras faces todas, do trabalho intenso, da dedicação, do comprometimento, das perdas, da doação pessoal, do cansaço, do esforço, das frustrações, das derrotas, dos recomeços e da obstinação em ir buscar o sonho, são menos lembradas e consideradas. Mas, sem tudo isso, nada seria conquistado. Sem falar dos desígnios do acaso, que sempre insistem em se fazerem presentes.

Talvez fosse importante, como propomos aqui, que nos dedicássemos a valorizar mais a jornada do que a chegada para termos melhor visão do que é a realidade e, em especial, ajudássemos líderes e liderados, em todos os setores da vida, da atividade empresarial, da política e dos negócios, a evoluírem de forma mais positiva.

Em especial para as novas gerações que muitas vezes podem se sensibilizar demais com os resultados das “tacadas” financeiras, dos crescimentos exponenciais de negócios digitais, dos unicórnios de surpreendentes e rápidas valorizações, das jogadas que dão certo e criam milionários em curto espaço de tempo e cujo resultado, na maioria das vezes, é incensado, minimizando os dramas nos caminhos percorridos.

As muitas faces de Rebeca Andrade que contribuíram para torná-la uma vencedora devem servir para valorizar o que é real e precisa ser valorizado e nos estimular a um pensamento mais amplo sobre escolhas, visão, foco e determinação. Na vida, na atividade profissional, empresarial e nos negócios.

Como essa reflexão é importante neste momento em que emergimos da fase mais aguda dos dramas que tantas e tantos sofrem e sofreram por conta da crise gerada pela pandemia, com empregos, negócios, atividades, carreiras e trabalhos comprometidos pelas circunstâncias.

Reflexões que ficam para vida e para todas as idades. Obrigado, Rebeca.

Nota: Durante o Latam Retail Show virtual, de 14 a 16 de setembro, ocorrerá ampla discussão sobre as transformações que a realidade global e local vivenciam pós-pandemia e seus impactos nos negócios, no mercado, no consumo e no varejo potencializado pelas mudanças que ocorrem no cenário mais amplo que envolve a emergente Sociedade 5.0, macro tema do evento deste ano.

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e publisher da plataforma Mercado&Consumo.
Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Postagem anterior

Exigência de vacinação e máscaras por empresas é apoiada por autoridades dos EUA

Próxima Postagem

Carrefour investe em tecnologia para entender cliente e oferecer mais serviços

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza

Marcos Gouvêa de Souza é fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, o mais relevante ecossistema de consultorias, soluções e serviços que atua em todas as vertentes dos setores de Varejo, Consumo e Distribuição. É membro do Conselho do IDV, IFB e Ebeltoft Group, presidente do LIDE Comércio, conselheiro do grupo BFFC/Bob's, publisher da plataforma MERCADO&CONSUMO e autor/coautor de mais de dez livros relacionados aos temas de sua especialidade.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
Carrefour investe em tecnologia para entender cliente e oferecer mais serviços

Carrefour investe em tecnologia para entender cliente e oferecer mais serviços

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.