Os Correios informaram que seguem operando normalmente em todo o País nesta sexta-feira, 9, com todas as empresas abertas e cerca de 92% do efetivo trabalhando.
Para que as entregas continuem sendo realizadas, a empresa adotou medidas como o remanejamento de profissionais e a realização de horas extras para cobrir as ausências pontuais e localizadas devido à paralisação anunciada pelo sindicato.
Os funcionários dos Correios entraram em greve na quarta-feira, 7, após a proposta e aumento de 6,05% nos salários a partir de janeiro de 2025 e de 4,11% nos benefícios a partir de agosto de 2024, ser rejeitada.
As reivindicações dos trabalhadores incluem um reajuste salarial “justo” e aplicável ainda em 2024, melhores condições de trabalho e a realização de novos concursos públicos para expandir o quadro de funcionários. A Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios também critica o custo atual do plano de saúde oferecido, que inclui coparticipação.
“Reafirmamos nossa disposição ao diálogo para a construção de um Acordo Coletivo de Trabalho que seja benéfico para todas as partes envolvidas, mantendo nosso posicionamento firme e convicto de que a mesa de negociação é a melhor saída para todas e todos”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
A empresa diz ainda que está com concurso público aberto para vagas da área de medicina e segurança do trabalho e em processo para realização do concurso público nacional para vagas de nível médio e superior, com início das contratações previsto para dezembro.
Lançamento de superapp
Durante o Fórum E-Commerce Brasil deste ano, os Correios anunciaram o lançamento de um superapp, no qual, entre a diversidade de serviços oferecidos, os clientes poderão verificar informações sobre tributos de encomendas importadas e rastrear encomendas.
O aplicativo, que está disponível para Android e iOS, também possibilita que os usuários realizem buscas por agências, simulem preços e prazos de envios, criem rótulos de endereçamento para postagem, solicitem coleta e acessem funcionalidades relacionadas à logística reversa, entre outros serviços.
Imagem: Divulgação