Com apenas duas lojas físicas no Brasil, a Aēsop anunciou o encerramento de suas operações no País. A informação foi divulgada pelo portal da Vogue nesta segunda-feira, 9. As unidades estavam em funcionamento em São Paulo, na Rua Oscar Freire, e no Rio de Janeiro, no Shopping Leblon. O site da marca informa apenas “uma pausa digital” e direciona o contato para as lojas.
A reportagem tentou contato via WahtsApp com a unidade da Oscar Freire, mas a mensagem nem chegou a ser recebida. Nas informações comerciais, ainda constava como loja aberta.
Segundo a reportagem da Vogue, a Aēsop está revisando o modelo de negócio no País e, por enquanto, encerrará as atividades.
A marca
A Aēsop é conhecida pelos produtos feitos a partir de ingredientes naturais, pelas embalagens com design minimalista e padronizado. Destacam-se também as lojas desenvolvidas por arquitetos que primam pela simplicidade e pela exclusividade – cada ponto de venda tem características únicas.

Fundada em 1987 na Austrália, a marca foi criada pelo cabeleireiro de origem grega Dennis Paphitis, que já desenvolvia, no próprio salão, produtos para cabelo a partir de óleos essenciais. Os produtos levavam a marca do estabelecimento, Emeis, e fizeram sucesso entre os clientes. Paphitis, então, criou a marca Aēsop, uma referência ao fabulista e contador de histórias grego (Aēsop é Esopo na língua inglesa).
A Aēsop não foca em amplas estratégias de marketing, propagandas milionárias como as tradicionalmente realizadas pelos concorrentes do setor ou oferta de descontos para atrair clientes. Em vez disso, quer ser notada e falada pelo design de seus produtos e pelas lojas.
Da Natura &Co para a L’Oreal
O acordo para a venda da Aēsop pela Natural &Co para a L’Oreal foi assinado em 3 de abril de 2023. O valor da transação foi de US$ 2,525 bilhões.
Em comunicado feito pela Natura, o negócio iria “suportar a desalavancagem financeira da companhia e posicioná-la para focar em suas prioridades estratégicas, especialmente, na integração na América Latina, assim como na otimização geográfica da Avon Internacional e melhora contínua da The Body Shop, com rígida
disciplina financeira”.
No final do ano passado, no entanto, a The Body Shop também acabou vendida. O comprador foi um grupo alemão de investimentos chamado Aurelius. O negócio foi avaliado em £ 207 milhões (R$ 1,25 bilhão), valor que seria pago em até cinco anos. Com sede na Alemanha, a corporação é dona da rede de farmácias Lloyds, no Reino Unido.
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