Eloy Tuffi, fundador da rede de escolas Microcamp, morreu neste domingo, 8, vítima de um infarto, em Campinas, aos 73 anos.
Nascido no bairro da Mooca, em São Paulo, Tuffi iniciou sua trajetória profissional aos 18 anos, vendendo livros e cursos de inglês. Determinado a transformar vidas por meio da educação, aos 23 anos fundou sua primeira escola de inglês. Poucos anos depois, ingressou no ramo de ensino de informática, numa época em que computadores eram inacessíveis para a maioria. “Eu popularizei o ensino de informática no Brasil”, dizia, com orgulho.
Em 1981, mudou-se para Campinas, onde consolidou sua empresa, dando origem à Microcamp. A rede cresceu rapidamente, atingindo projeção internacional. Em 1989, a marca expandiu-se para Portugal, Argentina e Espanha, com 19 unidades já estabelecidas no Brasil. Inicialmente resistente à ideia de franquear a marca, cedeu em 1994 e a rede chegou a mais de 150 escolas espalhadas por 15 estados brasileiros.
Em 2017, Eloy passou o comando da rede ao filho mais velho, Davi Tuffi, mas permaneceu envolvido, acompanhando os números e oferecendo sugestões.
A trajetória da Microcamp e de Eloy foi registrada em detalhes no livro “Do BASIC ao TI – A Trajetória de 30 anos da Microcamp”, lançado em 2013 pelo Centro de Memória da Unicamp.
O empresário deixa cinco filhos e cinco netos.
Imagem: Divulgação