Nesta quinta-feira (10), a delegação GS&MD Pré-NRF fez visitas técnicas às lojas Fairway Market, Best Buy e Uniqlo, acompanhada da equipe GS&MD.
A Fairway Market, uma das maiores varejistas de alimentos dos Estados Unidos, é uma empresa familiar baseada em Nova York. O visual merchandising é o forte da Fairway. Eles empilham frutas e legumes para impressionar os clientes.
Entre as novidades da marca, cada loja tem sua própria máquina de torra do café (são mais de 100 diferentes tipos de grãos), um equipamento que custa US$ 45 mil.
Como incentivo para um bom atendimento, funcionários da Fairway que recebem elogios espontâneos dos clientes são recompensados com vale compras de US$ 25.
Logo depois, o grupo se dirigiu para a Best Buy, rede que sofre bastante com a concorrência do varejo online. As lojas estão diminuindo de tamanho e com isso CDs e DVDs perdem espaço. Por outro lado, ganham espaço produtos de beleza e boa forma (esteiras, monitores cardíacos), mobile e pequenos eletrodomésticos, como máquina de café.
A Best Buy se adequa ao ambiente digital: há produtos exclusivos para venda no site, que podem ser retirados na loja (nesse caso a venda é creditada à loja onde o produto é retirado), mas a loja equipara os preços do site, inclusive de concorrentes como Amazon.
Funcionários da Best Buy não são comissionados. Aliás, um dos pilares do crescimento da rede foi justamente após terminar com o comissionamento, quando os empregados passaram a dar mais atenção às necessidades dos clientes e a empurrar menos os produtos. A motivação fica por conta de cultura e treinamento.
Outro diferencial da empresa é o Geek Squad, serviço que oferece reparos e instalação de produtos eletrônicos e eletrodomésticos. Cerca de 60% das TVs vendidas na loja visitada, por exemplo, foram instaladas pelo Geek Squad. É um serviço que diferencia e eleva o resultado da loja.
A última parada foi a Uniqlo no Shopping Garden State Plaza, em Nova Jersey. Em 2006, a empresa abriu 3 lojas em Nova York e todas fecharam porque ninguém conhecia a marca. Depois das lojas conceito em Manhattan eles agora estão voltando a expandir.
A loja visitada foi uma “modelo” para shoppings. A Uniqlo abrirá em breve mais 2 lojas semelhantes, porém menores, com uma seleção do sortimento.
O modelo da Uniqlo é descentralizado e o gerente tem poder de decidir quais produtos terá na loja. Chegam novos produtos toda semana, a loja tem um novo tema que afeta o visual merchandising todo mês e novas coleções a cada 3 meses.
Na Uniqlo o gerente pode devolver produtos inadequados para o gosto do consumidor local, como é o caso desse casaco de poá, rejeitado pelo cliente de Nova Jersey. Mais um detalhe – dos quase 150 funcionários da loja, cerca de 90% são part time.
A Uniqlo lançou há pouco o e-commerce e a loja virtual já é a 1ª da rede em vendas. Os clientes podem trocar as compras online na loja física.
Amanhã (11), as lojas visitadas serão: JCPenney, Joe Fresh, Macy’s e Niketown. Acompanhem a cobertura online pelo Grupo no Facebook: http://www.facebook.com/groups/gsmd.nrf/
Confira as fotos das visitas técnicas: