Quatro em cada dez brasileiros começaram o ano endividados, segundo uma pesquisa realizada pela Hibou com 1.506 pessoas em todo o país. Apesar disso, a palavra “esperança” lidera as expectativas para o ano, indicando um desejo de renovação. O levantamento aponta que 43% pretendem reduzir os gastos em relação a 2024, 26% planejam manter o mesmo nível de despesas, e 11% planejam gastar mais.
O cuidado com a saúde aparece como prioridade para 76% dos entrevistados, destacando a busca por equilíbrio físico, mental e emocional. “O ano de 2024 foi marcado por exaustão e superação. Agora, o brasileiro mostra que está determinado a recomeçar, priorizando a saúde e o autocuidado enquanto tenta equilibrar o orçamento. É uma demonstração clara de resiliência em meio às adversidades”, analisa Ligia Mello, CEO da Hibou e coordenadora da pesquisa.
O ano de 2024 foi descrito como “difícil” por 11,6% dos participantes. Termos como “gratidão” (8,4%) e “desafiador” (7,8%) também surgiram, refletindo um período de aprendizado e superação. Para 2025, as metas incluem ler mais (46%), tirar férias (32%) e passar mais tempo com a família (38%).
No cenário financeiro, 55% dos brasileiros planejam economizar ao máximo. No entanto, o endividamento é uma realidade para 40%, sendo que 27% possuem dívidas superiores a R$15.000,00. Como estratégia, 46% pretendem aproveitar promoções para controlar melhor o orçamento.
Apesar dos desafios, viajar continua sendo um objetivo para 46% dos brasileiros em 2025, com preferência por destinos internacionais e resorts all-inclusive. O ceticismo em relação ao cenário nacional permanece, com 60% acreditando que a economia vai piorar, 48% prevendo deterioração na segurança, e 38% temendo problemas na saúde pública.
Imagem: Shutterstock