Com o objetivo de intensificar o projeto de digitalização da rede de atacarejo, o Roldão Atacadista firmou parceria com o Ifood e pretende comercializar todos os seus produtos no aplicativo. Em fase de testes, a iniciativa está disponível na unidade de Limeira, São Paulo.
Por meio do aplicativo do iFood, o cliente do Roldão Atacadista da região de Limeira pode adquirir uma extensa variedade de produtos como alimentos, bebidas, descartáveis, itens para festas, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, confeitarias, cantinas ou qualquer outro tipo de empresa do setor alimentício.
“Cheguei com o desafio de digitalizar as vendas do Roldão Atacadista, transformando a operação em um modelo figital e adaptável à todas as inovações do segmento de atacarejo. Optamos por inaugurar esse projeto com o iFood e, em seguida, também lançaremos o e-commerce, que tem o poder de levar a marca para um novo patamar de posicionamento”, conta Juliana Couto, gerente de e-commerce e canais digitais da empresa.
Sobre a expansão da parceria com o iFood para as outras unidades da rede, Juliana Couto destaca que o objetivo é entregar a melhor experiência de compra aos clientes das 40 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo. “Mapeamos as áreas e, pautados nos dados, decidimos iniciar o projeto pela região de Limeira. O iFood é uma comodidade que pretendemos disponibilizar em todas as regiões que temos lojas físicas, mas, claro, vamos fazer isso com cautela”, explica.
Atacarejos
O projeto de digitalizar o Roldão Atacadista aparece em um momento extremamente positivo para o setor. Segundo o ‘Consumo nos Lares Brasileiros’, medido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 2022 encerrou com alta de 3,89%% na comparação com o ano anterior. No último trimestre, o indicador permaneceu em patamar acima de 3%, com altas acumuladas em outubro (3,02%), novembro (3,52%), dezembro (3,89%). Em dezembro, houve alta de 15,19% ante novembro. Na comparação com dezembro de 2021, a alta é de 6,23%.
O resultado contempla os formatos de loja: atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce. Todos os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O atacarejo, em especial, vem ganhando espaço no mercado e dentro das casas brasileiras. A busca por preços mais baixos garantiu 10% de alta ao formato de comércio no ano passado, de acordo com publicação da McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana.
“O cliente quer a solução para o seu problema específico e temos que estar nos canais certos e com as tecnologias disponíveis, de acordo com o que o consumidor decidir. Essa parceria com o iFood consolida o início do processo da nossa transformação para o figital. Os processos serão integrados e o discurso dos canais online e offline estarão sempre alinhados para benefício do cliente”, destaca Tuca Sardinha, gerente de Marketing do Roldão Atacadista.
Imagem: Shutterstock