A Renner alcançou a marca de 100% dos processos de loja digitalizados. Isso significa que todos os procedimentos necessários para o funcionamento do ponto de venda, desde o backoffice até a finalização da compra, são suportados por ferramentas digitais.
Essa estratégia adotada pela varejista aumenta a eficiência e a agilidade da operação, permitindo que os colaboradores foquem ainda mais no atendimento e na experiência do cliente. Na NRF 2025, por exemplo, a integração entre tecnologia e experiência do consumidor foi um dos destaques das discussões.
Esses avanços se refletem em números. Em quatro anos, houve um ganho de produtividade de mais de 60% na reposição de produtos na área de vendas e de quase 50% nas atividades de remarcação. No checkout, a incorporação de modalidades digitais não só aumentou a produtividade dessa etapa em cerca de 40%, como também garantiu maior autonomia ao público na jornada de compra.
Desenvolvimento de apps
Os times de tecnologia da Renner desenvolveram aplicativos próprios que fornecem aos colaboradores informações estratégicas do negócio. Além de sistematizar processos, essa digitalização disponibiliza dados praticamente em tempo real, otimizando a gestão e contribuindo para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva.
Os apps aceleram a execução de tarefas de backoffice, como o recebimento de caminhões com produtos, organização e controle de estoque, reposição de peças na área de vendas, remarcação de etiquetas, preparação de pedidos online para retirada em loja e realização de inventários. Na prática, atendentes, supervisores e gerentes gastam menos tempo lidando com planilhas e burocracias e têm mais disponibilidade para se dedicar aos clientes.
Outras aplicações da digitalização são mais visíveis para os consumidores, como os caixas de autoatendimento, presentes em mais da metade das lojas da Renner, que oferecem total autonomia no checkout, e o serviço de venda móvel, no qual os atendentes registram compras e recebem pagamentos em qualquer local da loja.
No episódio #81 do Bora Varejar, webcast realizado pela Mercado&Consumo, Fabio Faccio, CEO da Renner, comentou diretamente da NRF 2025 sobre os avanços tecnológicos na varejista. Confira:
Com informações de Mercado&Tech.
Imagem: Shutterstock