Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

A neurociência em favor da aprendizagem

Redação de Redação
10 de março de 2016
no Artigos, Destaque do dia, Gestão & Talentos, Gestão de pessoas
Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rodrigo Anunciato*

A emoção interfere no processo de retenção de informação. É preciso motivação para aprender. A atenção é fundamental na aprendizagem. O cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida. Para você, essas afirmações podem não ser inovadoras, porém a novidade é que as conclusões são fruto de investigações neurológicas recentes sobre o funcionamento cerebral.

Com base em evidências neurocientíficas, sabe-se que há uma correlação entre um ambiente rico e o aumento das sinapses (conexões entre as células cerebrais). Mas quem define o que é um meio estimulante para cada tipo de aprendizado? Como um profissional que participa de uma ação de treinamento corporativo irá reagir?

Responder a esta questão é o grande desafio do século 21, pois a estrutura educacional corporativa de hoje foi criada no final do século 20 e é preciso fazer um esforço para trazer as inovações e conclusões mais importantes dos últimos anos na área da ciência e da sociedade para os dias atuais.

Para tornar mais claro o diálogo entre neurociência e educação corporativa, vamos conhecer cinco conclusões neurocientíficas ligadas à aprendizagem:

1) A emoção interfere no processo de retenção da informação: quanto mais emoção contenha determinado evento, mais ele será gravado no cérebro, pois a pessoa é resultado da integração entre afetividade, cognição e movimento.
Desta forma, o profissional de treinamento, ao observar as emoções dos treinandos, pode ter pistas de como o meio corporativo os afeta: se está instigando emocionalmente ou causando apatia por ser desestimulante e com isso reverter um quadro negativo, que não favorece a aprendizagem;

2) A motivação é necessária para aprender: estudos comprovam que no cérebro existe um sistema dedicado à motivação e à recompensa. Assim, tarefas muito difíceis desmotivam e deixam o cérebro frustrado, sem obter prazer do sistema de recompensa. Por isso são abandonadas, o que também ocorre com as fáceis, pois a aprendizagem se dá através da relação entre o que já se sabe e o que o meio físico e social oferece.
Sem desafios, não há por que buscar soluções. Por outro lado, se a questão for distante do que se sabe, não são possíveis novas sínteses.
Desta forma, a ação de treinamento deve prover um espaço que motive e não somente que se ocupe em transmitir conteúdos. Para que isso ocorra, o profissional de treinamento precisa propor atividades que os participantes tenham condições de realizar, que despertem a curiosidade deles e os faça avançar. É necessário levá-los a enfrentar desafios, a fazer perguntas e procurar respostas;

3) A atenção é fundamental para a percepção e para a aprendizagem: prestamos atenção porque entendemos, ou seja, porque o que está sendo apresentado tem significado e representa uma novidade. Se há um desafio e se for possível estabelecer uma relação entre esse elemento novo e o que já se sabe, a atenção é despertada. Falta de atenção não é sinônimo de indisciplina ou de desinteresse por parte dos treinandos. Ela pode ser decorrente de um meio desestimulante ou de situações inadequadas à aprendizagem. Para evitar isso, o profissional de treinamento deve focar a interação entre ele, o saber e o participante, refletindo sobre as atividades propostas e modificando-as se necessário;

4) O cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida: a interferência do ambiente no sistema nervoso causa mudanças anatômicas e funcionais no cérebro. Assim, a quantidade de neurônios e as conexões entre eles (sinapses) mudam dependendo das experiências pelas quais se passa. A aprendizagem, portanto, cabe ao profissional de treinamento propor, orientar e oferecer condições para que se exerçam as potencialidades;

5) A memória é mais efetiva na associação com um conhecimento já adquirido: podemos simplesmente decorar uma nova informação, mas o registro se tornará mais forte se procurarmos criar ativamente vínculos e relações daquele conteúdo com o que já está armazenado em nosso arquivo de conhecimentos. Assim, aprender não é só memorizar informações. É preciso saber relacioná-las, ressignificá-las e refletir sobre elas. É tarefa do profissional de treinamento, então, apresentar bons pontos de ancoragem, para que os conteúdos sejam aprendidos e fiquem na memória, e dar condições para que os treinandos possam construir sentido sobre o que estão recebendo durante uma ação de capacitação.

Ao profissional de treinamento, cabe se alimentar das informações que surgem, buscando fontes seguras, e não acreditar em fórmulas mágicas para realizar suas ações de treinamento, uma vez que a Neurociência mostra que o desenvolvimento do cérebro decorre da integração entre o corpo e o meio social.

*Rodrigo Anunciato (rodrigo.anunciato@gsmd.com.br) é gerente de Soluções e Projetos da GS&MD – Gouvêa de Souza

Postagem anterior

LATAM Retail Show terá especialista em shoppings

Próxima Postagem

Cerca de 10% dos lojistas serão substituídos nos próximos três anos

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece
E-commerce

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores
Tecnologia

As 3 tendências que estão transformando a relação entre marcas e consumidores

8 de maio de 2025
O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí
Artigos

O futuro do varejo de moda nos shoppings: o que os dados mostram e o que vem por aí

8 de maio de 2025
Varejo à serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada
Artigos

Varejo a serviço do consumidor empoderado: a importância de uma experiência de compra integrada

8 de maio de 2025
Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães
Foodservice

Hering personaliza o Matilda Lanches com sua identidade em ação para o Dia das Mães

8 de maio de 2025
Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano
Economia

Copom eleva juros básicos da economia para 14,75% ao ano

7 de maio de 2025
A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar
Artigos Mercado&Food

A força da sinergia do setor de alimentação fora do lar

7 de maio de 2025
Marina Boulevard Itajaí: estratégia por trás do primeiro shopping voltado para as águas do Brasil
Shopping centers

Boulevard Marina Itajaí: A estratégia por trás do 1º shopping voltado para as águas do Brasil

7 de maio de 2025
Próxima Postagem

Cerca de 10% dos lojistas serão substituídos nos próximos três anos

Por favor login para participar da discussão

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

O valor foi possível graças à solidariedade dos clientes da varejista, que, no momento da compra, optaram por doar o troco

Havan destina mais de R$ 20 milhões ao RS por meio das arrecadações do Troco Solidário

8 de maio de 2025
McDonald's relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

McDonald’s relança Grimace em campanha protagonizada pela skatista Rayssa Leal

8 de maio de 2025
UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

UE lista 95 bilhões de euros em produtos dos EUA que podem sofrer tarifas, se acordo falhar

8 de maio de 2025
TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

TikTok Shop estreia no Brasil; confira as soluções que a plataforma oferece

8 de maio de 2025
FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

FecomercioSP diz que aumento de 0,5 ponto da Selic foi uma decisão necessária

8 de maio de 2025
Jean Jereissati assume AB InBev América Central e deixa Ambev S.A.

AB InBev lucra bem mais que o esperado no 1º trimestre

8 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.