Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Você usa a gamificação na sua empresa?

Episódio 1: Conhecendo o que é gamificação e seus principais benefícios

Patrícia Bordignon Rodrigues de Patrícia Bordignon Rodrigues
10 de abril de 2024
no Artigos, Artigos Mercado&Tech, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Você usa a gamificação na sua empresa?

Neste artigo vou iniciar uma nova série que vai explorar o tema “Benefícios da gamificação no ambiente corporativo”. Nos próximos artigos vou explorar todo esse universo da gamificação, com foco no aprendizado, na colaboração, na interatividade e no engajamento.

O que é gamificação? Como o próprio nome sugere, a gamificação vem do termo “game”, e é uma prática que utiliza os princípios, a lógica e as mecânicas dos jogos para estimular e engajar os colaboradores para diversos propósitos.

Ela traz no seu DNA o foco nas pessoas, seja na otimização do desenvolvimento de talentos, ou nas jornadas de capacitação pessoal e profissional, sempre com o objetivo de dar dinamismo, promover o aprendizado, motivar para as ações a serem desenvolvidas e engajar. E como estamos falando em game, na gamificação também temos um sistema de pontuação, geração de ranking, desafios, missões e recompensas pelo atingimento.

Podemos por exemplo facilitar o aprendizado e a retenção de conteúdos complexos em conteúdos mais fáceis de serem compreendidos. E o melhor: tudo isso vai gerar maior satisfação no processo de aprendizagem e mais engajamento do que em outros métodos. E nos bastidores da gamificação temos a geração de dados, que é fundamental nesse processo de mensuração para que efetivamente a empresa possa estabelecer métricas para medir os resultados e evoluir.

A gamificação cresce cada vez mais nos ambientes corporativos porque ela atua na linha de frente com os colaboradores, traz diversos benefícios como os citados neste artigo, gera dados gerenciais e, como consequência, retem talentos pela sua eficiência, atratividade e recompensas.

Podemos aplicar a gamificação em qualquer segmento ou setor. Que elementos temos que ter? Pessoas, colaboração, processos, treinamentos, campanhas, atividades e o foco no bem-estar e no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

A gamificação complementa outros métodos. Experimente colocar os seus colaboradores para “jogar” e veja os resultados que você vai alcançar. Começando por pessoas felizes.

Encontro vocês no nosso próximo episódio!

Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Mais da metade dos brasileiros ainda não confiam no uso de IA nos mais diversos setores

Próxima Postagem

Personalização e experiência: não dá mais para deixar esse tema “para amanhã”

Patrícia Bordignon Rodrigues

Patrícia Bordignon Rodrigues

CEO da Benkyou, uma plataforma digital de aprendizado corporativo. Patrícia possui vasta experiência à frente de empresas de tecnologias e de potencialização de canais de vendas como Microsoft, Warner, Sony entre outras. E hoje lidera as iniciativas de desenvolvimento de soluções, canais e marketing da Benkyou.

Relacionados Posts

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos
Marcas

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo
Artigos

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Grupo Habib's inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded
Foodservice

Grupo Habib’s inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded

15 de maio de 2025
Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025
Logística

Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025

15 de maio de 2025
Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos
Economia

Uber e iFood fazem parceria para integrar corridas e entregas nos dois aplicativos

14 de maio de 2025
Supermercados defendem contrato de trabalho por hora
Supermercados

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

14 de maio de 2025
Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair
Varejo

Varejo em alerta: consumidores voltam à inadimplência e consumo deve cair

14 de maio de 2025
Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro
Supermercados

Automação, otimização e personalização: saiba como será o supermercado do futuro

14 de maio de 2025
Próxima Postagem
Personalização e experiência: não dá mais para deixar esse tema “para amanhã”

Personalização e experiência: não dá mais para deixar esse tema “para amanhã”

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

Parcerias ganham força na estratégia das marcas para conquistar novos públicos

15 de maio de 2025
Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

Do planejamento à prática: o papel das pessoas na transformação digital do varejo

15 de maio de 2025
Grupo Habib's inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded

Grupo Habib’s inaugura loja de 700 m² em Alphaville com conceito dual-branded

15 de maio de 2025
Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025

Loggi amplia seu modelo de conexão logística e projeta crescimento de 130% em 2025

15 de maio de 2025
Piracanjuba instala primeira fábrica no Nordeste com foco na produção de queijos e derivados

Piracanjuba instala primeira fábrica no Nordeste com foco na produção de queijos e derivados

15 de maio de 2025
Minerva e Marfrig têm 100% de animais auditados em conformidade na Amazônia Legal

Minerva e Marfrig têm 100% de animais auditados em conformidade na Amazônia Legal

14 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.