Neste artigo vou iniciar uma nova série que vai explorar o tema “Benefícios da gamificação no ambiente corporativo”. Nos próximos artigos vou explorar todo esse universo da gamificação, com foco no aprendizado, na colaboração, na interatividade e no engajamento.
O que é gamificação? Como o próprio nome sugere, a gamificação vem do termo “game”, e é uma prática que utiliza os princípios, a lógica e as mecânicas dos jogos para estimular e engajar os colaboradores para diversos propósitos.
Ela traz no seu DNA o foco nas pessoas, seja na otimização do desenvolvimento de talentos, ou nas jornadas de capacitação pessoal e profissional, sempre com o objetivo de dar dinamismo, promover o aprendizado, motivar para as ações a serem desenvolvidas e engajar. E como estamos falando em game, na gamificação também temos um sistema de pontuação, geração de ranking, desafios, missões e recompensas pelo atingimento.
Podemos por exemplo facilitar o aprendizado e a retenção de conteúdos complexos em conteúdos mais fáceis de serem compreendidos. E o melhor: tudo isso vai gerar maior satisfação no processo de aprendizagem e mais engajamento do que em outros métodos. E nos bastidores da gamificação temos a geração de dados, que é fundamental nesse processo de mensuração para que efetivamente a empresa possa estabelecer métricas para medir os resultados e evoluir.
A gamificação cresce cada vez mais nos ambientes corporativos porque ela atua na linha de frente com os colaboradores, traz diversos benefícios como os citados neste artigo, gera dados gerenciais e, como consequência, retem talentos pela sua eficiência, atratividade e recompensas.
Podemos aplicar a gamificação em qualquer segmento ou setor. Que elementos temos que ter? Pessoas, colaboração, processos, treinamentos, campanhas, atividades e o foco no bem-estar e no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.
A gamificação complementa outros métodos. Experimente colocar os seus colaboradores para “jogar” e veja os resultados que você vai alcançar. Começando por pessoas felizes.
Encontro vocês no nosso próximo episódio!
Patricia B. Bordignon Rodrigues é CEO Benkyou.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock