Mercadão dos Óculos inaugura 11 franquias em 7 estados brasileiros em abril

A rede vai implementar um totem visagista que analisa rosto e mostra os tipos de armações que mais combinam

Mercadão dos Óculos inaugura 11 franquias em 7 estados brasileiros em abril

O Mercadão dos Óculos anuncia a inauguração de 11 franquias em sete estados brasileiros. As novas unidades serão abertas nas cidades de Santa Rosa de Viterbo, Pradópolis e Itapevi, todas no interior paulista, Flores da Cunha e Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul, Itapoá, em Santa Catarina, Nova Prata do Iguaçu e Curitiba, no Paraná, Três Rios, no Rio de Janeiro, Colniza, no Mato Grosso, e Boa Esperança, em Minas Gerais. Com essas lojas, a rede contará com mais de 750 unidades em todo Brasil.

“A expansão do Mercadão dos Óculos contribui para o desenvolvimento social e econômico das cidades em que se instala, gerando empregos e promovendo o acesso à saúde visual de qualidade”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede.

Opções de investimento

Segundo Freitas, a rede oferece três opções de investimentos para quem deseja ser um franqueado do Mercadão dos Óculos.

O plano super fit é destinado para cidades de até 15 mil habitantes. O investimento é R$ 150 mil. O plano fit, focado em cidades com 30 mil habitantes, tem um custo de R$ 190 mil. O plano tradicional, a partir de R$ 250 mil, é destinado para municípios de médio e grande porte.

Cada um dos planos de investimento possui outras taxas, metragem da loja, royalties, faturamento estimado e prazo de retorno. Por exemplo, a cobrança da taxa de franquia varia entre R$ 40 mil, R$ 55 mil e R$ 75 mil, conforme o plano escolhido, respectivamente, super fit, fit e tradicional.

“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital”, explica o executivo da franquia Mercadão dos Óculos.

Outra vantagem mencionada pelo executivo é o varejo de óculos estar inserido na categoria de saúde, beleza e bem-estar, a segunda que mais cresceu em 2023, registrando um um avanço de 17,5%, o que representa, em faturamento, R$ 55,6 bilhões.

Tecnologia e inovação

Ao longo dos anos, a franquia Mercadão dos Óculos investiu em tecnologia para franqueados e clientes. Está em fase de testes um totem que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).

A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permitirá ao cliente escolher a lente ideal. “Isso é inovador, não existe no cenário óptico, e vai mudar completamente a experiência do comprador na loja”, destaca o CEO da rede.

A franquia Mercadão dos Óculos também lançou o MDO Pay, tornando-se subadquirente. Na prática, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.

Certificação

Em 2023, a franquia Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o selo por seis seguidas.

Imagem: Shutterstock

 

Sair da versão mobile