O Grupo Carrefour, Assaí Atacadista e Mateus lideraram o ranking de faturamento do setor supermercadista em 2023. Juntas, as três redes representam 21,85% de todo ganho realizado no ano passado, quando a categoria somou em conjunto R$ 1 trilhão.
Os dados pertencem à 47ª edição do estudo do Ranking Abras, da Associação Brasileira de Supermercados, desenvolvido pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, com base no estudo Estrutura do Varejo da NielsenIQ.
As nove posições de liderança em faturamento mantiveram-se iguais até 2022. O Carrefour, aliás, ocupa o topo da lista pela oitava vez consecutiva. Em 2023, companhia movimentou R$ 115,4 bilhões, um total de R$ 7,3 bilhões a mais em relação ao ano anterior.
“Estar mais uma vez no topo do Ranking Abras é um motivo de muito orgulho. O ano de 2023 foi de trabalho intenso, mas conseguimos superar os desafios e conquistar resultados positivos que consolidam a nossa posição como líder no setor. Seguiremos desenvolvendo iniciativas que tenham o cliente no centro das nossas decisões e que tenham sinergia com todo ecossistema do grupo”, celebra Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Cenário do varejo alimentar
Em 2023, o setor supermercadista alcançou R$1 trilhão em faturamento por meio da operação de todos os seus formatos e canais de distribuição (atacarejo, supermercado convencional, hipermercado, loja de vizinhança, loja de conveniência, loja de container/condomínio, e-commerce e minimercados, mercearias, armazéns e hortifruti). O resultado registrado representa 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB).
O número de estabelecimentos que também cresceu, chegando a um total de 414.663 lojas. A análise da Abras aponta para o empenho das redes supermercadistas em expandir seus negócios, seja por abertura de novas lojas seja pela aquisição de outras, tendo como objetivo trazer mais ofertas de pontos de venda disponíveis para a população brasileira.
Esta força do setor é demonstrada também na geração de empregos, já que o setor é reconhecido como um dos maiores empregadores do País. O varejo alimentar contabilizou em 2023 um efetivo profissional de 9 milhões de colaboradores diretos e indiretos.
Para o presidente da Abras João Galassi, os números refletem a força e o trabalho intenso do setor. “Estamos orgulhosos dos resultados alcançados e comprometidos em continuar promovendo o desenvolvimento do varejo alimentar no Brasil. Nossos números são fortes. O setor investiu, no ano passado, 30 bilhões de reais em novas lojas e reformas, por exemplo. Nosso setor trabalha incansavelmente em prol dos consumidores brasileiros”, celebra Galassi.
Alguns destaques de 2023
Com sede em Santa Catarina, o Grupo Pereira registrou um crescimento no faturamento de 17,57% na comparação entre 2023 e 2022. No ano passado, contabilizou R$ 13,196 bilhões ante R$ 11,223 bilhões. A companhia dobrou de tamanho nos últimos cinco anos. Para a rede, “a manutenção da sétima posição é um feito para uma companhia multirregional de capital fechado, que vem expandindo sua atuação e abrindo novas frentes de negócio”.
“Nossa meta é repetir o feito de dobrar de tamanho novamente nos próximos 5 anos. Continuaremos investindo em Santa Catarina, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Cuiabá, capital mato-grossense, consolidando nossa liderança, e também nas regiões que entramos recentemente, nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul e no Cinturão da Soja, interior dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,”, declara Lucas Pereira Santiago, diretor Comercial da companhia.
Ranking dos 20 maiores supermercadistas em faturamento de 2023
- Carrefour
- Assaí Atacadista
- Mateus Supermercados
- Grupo Pão de Açúcar
- Supermercados BH
- Irmãos Muffato
- Grupo Pereira
- Cencosud Brasil
- MartMinas Atacado e Varejo
- Koch Hipermercado
- DMA Distribuidora
- Companhia Zaffari
- Tenda Atacado
- Costa Atacadão
- Savegnago Supermercados
- Sonda Supermercados
- Atacadão Dia a Dia
- Dia Brasil
- Plurix
- Líder
Imagem: Shutterstock