Líderes das principais associações setoriais do varejo, que representam o comércio e serviços, vão se reunir, na Autocom 2024, para falar sobre os rumos do setor. O encontro será nesta quinta-feira, 11, durante o evento que é realizado no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na região norte de São Paulo.
O encontro tem como base os assuntos prioritários do setor de varejo, como tributação e desoneração da folha de pagamento.
Entre as entidades que terão representantes no evento, estão a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira para o Comércio e Serviços (Afrac), Associação Nacional Comerciantes Material Construção (Anamaco), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Associação Brasileira de Automação (GS1).
Juntas, as instituições retratam os principais setores do comércio e varejo no Brasil. São responsáveis por 80% das empresas ativas no País, 73% do PIB, 65% das operações de débito e crédito, e ainda, pela geração de mais de 27 milhões de empregos diretos.
Segundo a assessoria de imprensa da Autocom 2024, “a presença dos presidentes das entidades parceiras da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços – Unecs simboliza um momento histórico de cooperação e alinhamento de interesses”.
O que é a Autocom?
A 24ª edição da Autocom teve início nesta terça, 9, e vai até 11 de abril. A feira vai antecipar as novidades para o segmento do varejo, desde pagamentos por reconhecimento facial em maquininhas de cartão, eliminando a necessidade de digitar senhas ou inserir cartões, funcionalidades que transformam um aparelho Android em uma maquininha até softwares de gestão de pagamentos, estoque, vendas, passando por terminais inteligentes de PDVs, aplicativos de pagamento e APIs globais.
Para o monitoramento e controle de entrada e saída de estabelecimentos vão ser exibidos produtos como impressoras térmicas, leitores portáteis e terminais móveis com reconhecimento facial. Modelos de notebooks, desktops e terminais inteligentes para automação comercial, que atendem demandas de PDVs como farmácias, pequenos e grandes varejistas, restaurantes e food service e que apresentam soluções rápidas e eficientes vão ser demonstrados na feira. Até balanças com inteligência artificial, reconhecimento facial por áudio e vídeo vão estar em exposição.
“Esperamos um crescimento de 20% no número de visitantes em relação ao ano passado, que vão ter a oportunidade de interagir com as mais recentes aplicações de tecnologia para o varejo e serviços de mais de 200 marcas expositoras”, prevê Paulo Eduardo Guimarães (Peguim), presidente da Afrac, que divide a realização do evento e a operacionalização do espaço com a Francal Feiras.
Neste ano, em paralelo à feira e com curadoria da Afrac, ocorre o Autocom Innovation Summit, espaço para discussão sobre temas relevantes ao segmento, com representantes do Banco Central e lideranças de empresas como Google, AWS, Positivo, Microsoft, Intel, EY, Casas Bahia, PagBank, Stone, Rede/Itaú, Cielo, C6, Getnet, entre outras.
Imagem: Divulgação