A Tim vai investir R$ 1 bilhão para a modernizar as suas redes de telecomunicações e ampliar a cobertura de internet 4G e 5G no Estado de São Paulo, onde a participação de mercado da operadora estava inferior à sua média nacional. O investimento faz parte do seu plano anual de aportes já anunciado, que gira em torno de R$ 4,5 bilhões.
Com os aportes, a Tim mais do que dobrará a cobertura 5G em São Paulo, passando de 94 para 200 municípios. O foco da operadora é melhorar o atendimento nas regiões dos DDDs 11, 12, 13, 15 e 19, que abrangem cidades como Campinas, Sorocaba, Campos do Jordão, Lorena, Caçapava, Peruíbe, São Vicente, Capivari e Mogi Guaçu, dentre outros. Até junho, serão instalados mais de 700 sites (pontos que reúnem torres, antenas e estações rádio-base) nessas cidades.
Além disso, 3 mil sites localizados em 64 cidades do DDD 11 estão sendo atualizados, o que aumentará em 40% a capacidade de tráfego da rede em uma área onde a companhia tem cerca de 10 milhões de clientes, quase 20% da sua base.
“Esse investimento em São Paulo é o maior da nossa história no Estado”, afirmou o presidente da TIM, Alberto Griselli, em nota. “São Paulo é um mercado estratégico, onde temos muito espaço para crescer.”
A Tim tem um total de 61,8 milhões clientes de telefonia e internet móvel no País, o que representa uma participação de mercado de 23% (atrás de Claro, com 33%, e Vivo, com 39%), segundo ranking da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em São Paulo, porém, sua participação de mercado estava abaixo da própria média nacional, ficando em 20,7% – o que motivou os novos investimentos no Estado.
Além dos aportes no aumento da capacidade da rede e da sua cobertura, a TIM vai abrir 30 lojas no interior paulista, em cidades como Diadema, Guarulhos, Jundiaí.
A tele ainda terá uma loja conceito na Rua Oscar Freire, ponto nobre da capital paulista.
Para se aproximar dos consumidores, a empresa está levando para São Paulo uma edição do seu projeto Tim Music, festival gratuito, que será realizado no Ibirapuera.
Com informações de Estadão Conteúdo (Circe Bonatelli).
Imagem: Shutterstock