Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Varejo

Made in Italy: o que a entrada da Versace no grupo Prada sinaliza para o mercado de luxo

Aquisição de € 1,25 bilhão fortalece o luxo italiano em um cenário global de retração e reposiciona a Prada na disputa com gigantes como LVMH e Kering

Gabrielly Mendes de Gabrielly Mendes
10 de abril de 2025
no Destaque do dia, Marcas, Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 5 minutos
Prada Versace

A aquisição da Versace pelo grupo Prada, anunciada nesta quinta-feira (10), por € 1,25 bilhão, está sendo considerada um marco no mercado de luxo global e um fortalecimento da presença da Itália em um setor dominado por conglomerados franceses e norte-americanos. A operação, prevista para ser concluída no segundo semestre, une duas marcas icônicas com identidades estéticas quase opostas, desafiando a nova controladora a preservar o DNA exuberante da Versace enquanto integra a grife ao seu portfólio estratégico.

Com a aquisição, o grupo Prada — formado pelas marcas Prada, Miu Miu, Church’s, Car Shoe, Marchesi 1824 e Luna Rossa  — passará a ter receitas combinadas acima de € 6 bilhões, o que o posiciona mais fortemente na disputa com gigantes como LVMH e Kering. A movimentação também reforça a valorização do selo Made in Italy, num momento de incerteza econômica global e queda na demanda por produtos de luxo.

Para Marcia Auriani, coordenadora do curso de Branding e Marketing de Luxo da Belas Artes, o desafio principal está na harmonização das culturas e estéticas das marcas. “Apesar de serem duas marcas italianas de herança forte, Prada e Versace operam com estéticas e simbólicos quase opostos. A Prada é sinônimo de elegância intelectual, minimalismo e inovação, enquanto a Versace personifica exuberância, sensualidade e maximalismo. Integrar sem descaracterizar será essencial”, destaca.

“Além disso, há obstáculos operacionais e culturais: equipes, públicos e narrativas distintas e uma expectativa alta do mercado em relação à autonomia das marcas dentro do grupo”, Marcia explica.

Cenário global de retração no luxo

Sob comando da Capri Holding desde 2018, a Versace registrou resultados modestos: prejuízo de US$ 41 milhões nos nove meses até dezembro de 2024, e um lucro tímido de US$ 25 milhões no ano fiscal encerrado em março. Em contraste, a Prada cresceu 17% em 2024, impulsionada por um salto de 93% nas vendas da Miu Miu.

Para Sandra Hayashida, fundadora da LPE Luxury Connection, o cenário de retração do mercado de luxo foi determinante para a aquisição. “No contexto global, o setor está sofrendo. Então, teve um contexto de compra interessante. A Versace nos últimos anos veio perdendo valor, tanto comercial quanto como marca. Foi vendida por um preço relativamente baixo para o que ela já foi”, avalia. “Falando bem claro, foi uma oportunidade de compra e um movimento isolado. Não vejo grandes agrupamentos no luxo agora, nem nos próximos meses”, afirma.

De acordo com a Bain&Company, o mercado de bens pessoais de luxo caiu para €363 bilhões em 2024, uma redução de 2% em comparação a 2023 em taxas de câmbio atuais (mas estável sem correção cambial), com sua primeira contração em 15 anos (excluindo o período da Covid). Essa tendência, especialmente entre a Geração Z, levou a uma redução de cerca de 50 milhões de consumidores de luxo nos últimos dois anos.

A desaceleração do mercado resultou em uma polarização no desempenho das marcas. Em 2024, estima-se que apenas cerca de um terço das empresas de luxo registrou crescimento (em comparação a 95% entre 2021 e 2022 e 65% em 2023). A rentabilidade média das marcas de bens pessoais de luxo caiu, refletindo o espaço limitado para novos aumentos de preços e o aumento dos custos para atender o consumidor, desde marketing até distribuição.

Segundo Auriani, o caminho para revitalizar a Versace passa pela modernização sem ruptura com sua essência. “A marca pode reinterpretar seus elementos icônicos com sofisticação e foco digital, dialogando com a Geração Z e novos consumidores asiáticos. Marcas como Loewe e Celine já mostraram como equilibrar tradição com inovação. O importante é diversificar a proposta sem trair os códigos originais, como também fez a Gucci em determinados momentos com Alessandro Michele, ao alternar entre o maximalismo e o silêncio”, analisa.

Prada Versace
Donatella Versace (à dir.) celebrou a venda nas redes sociais com fotografia ao lado de Miuccia Prada (à esq.): “Sinto-me honrada por colocar a marca nas mãos de um negócio familiar italiano tão confiável”. Imagem: Reprodução/Instagram

Investimento com identidade preservada

A complementaridade entre as marcas do grupo Prada é outro trunfo da operação. Enquanto a Prada mantém seu foco em design inteligente e atemporal, a Miu Miu consolidou-se como objeto de desejo entre jovens consumidores digitais. A Versace adiciona uma camada de apelo emocional e glamour ao portfólio, expandindo o alcance do grupo em diferentes gerações e perfis de consumo.

“O portfólio tende a ser altamente complementar e estratégico. Assim como a LVMH trabalha com perfis diferentes de marcas no seu ecossistema, o grupo Prada pode adotar uma estratégia multimarcas com independência criativa, operação compartilhada e sinergia estratégica, evitando sobreposição de públicos e, ao contrário, aumentando o alcance do grupo em todas as gerações do luxo”, conta. 

O CEO da Prada, Andrea Guerra, reconhece que a jornada será longa e exigirá “paciência e execução disciplinada”, mas reforça que a Versace tem um “potencial enorme”. Já o chairman Patrizio Bertelli afirmou que a marca manterá sua identidade e será fortalecida por investimentos contínuos.

Donatella Versace, que deixou o cargo de diretora criativa em março, celebrou a venda em sua conta no Instagram: “Estou absolutamente encantada pela Versace se tornar parte da família Prada. Gianni e eu sempre tivemos uma enorme admiração por Miuccia, Patrizio e sua família. Sinto-me honrada por colocar a marca nas mãos de um negócio familiar italiano tão confiável e estou pronta para apoiar essa nova era da marca da melhor forma possível”.

Autonomia criativa

Para Marcia Auriani, a estratégia de manter a autonomia criativa da Versace dentro do ecossistema da Prada é fundamental. “O ponto está em respeitar a identidade da Versace enquanto reposiciona sua linguagem para o presente e futuro. A comunicação do grupo Prada pode enfatizar que a entrada da marca é uma expansão do olhar sobre o luxo italiano, reunindo diferentes expressões culturais sob uma mesma raiz, mas com perfis distintos.”

Com o acordo, a Itália dá um passo relevante para consolidar um grupo de luxo com escala global. O país já é responsável por mais da metade da produção de artigos de luxo pessoais no mundo, segundo a Bain. Ainda assim, a Prada segue distante dos números da LVMH, que tem valor de mercado próximo a US$ 300 bilhões — contra US$ 15 bilhões do grupo italiano.

Imagem: Spotlight/Launchmetrics.com

Postagem anterior

Neotrust recebe aporte de R$ 20 milhões de Pedro Chiamulera e ganha novo CEO

Próxima Postagem

Dona da Adria e Piraquê, M. Dias Branco passa a utilizar apenas ovos de galinhas livres

Gabrielly Mendes

Gabrielly Mendes

Relacionados Posts

Bares do Grupo Hungry ressignificam a data e celebram os solteiros no Dia dos Namorados
Foodservice

Bares do Grupo Hungry ressignificam a data e celebram os solteiros no Dia dos Namorados

29 de maio de 2025
Market4u, rede de minimercados autônomos, cria unidade de negócio com foco em retail media
Retail Media

Market4u, rede de minimercados autônomos, cria unidade de negócio com foco em retail media

29 de maio de 2025
CEO da Nvidia, Jensen Huang vai vender US$ 800 milhões em ações da companhia
Economia

CEO da Nvidia, Jensen Huang, vai vender US$ 800 milhões em ações da companhia

29 de maio de 2025
Consumo nos lares brasileiros cresce 1,25% em abril frente a março, mostra Abras
Consumo

Consumo nos lares brasileiros cresce 1,25% em abril frente a março, mostra Abras

29 de maio de 2025
Multicoisas estreia no TikTok Shop e marca sua entrada no universo do comércio ao vivo e social
E-commerce

Multicoisas estreia no TikTok Shop e marca sua entrada no universo do comércio ao vivo e social

29 de maio de 2025
STF vai retomar julgamento sobre responsabilidade das redes sociais na próxima semana
Economia

STF vai retomar julgamento sobre responsabilidade das redes sociais na próxima semana

29 de maio de 2025
Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde
Economia

Taxa de desemprego fica em 6,6% no trimestre; CLT bate recorde

29 de maio de 2025
Banco do Brasil amplia Pix Automático para todos os clientes
Economia

Banco do Brasil amplia Pix Automático para todos os clientes

29 de maio de 2025
Próxima Postagem
M. Dias Branco passa a utilizar apenas ovos de galinhas livres

Dona da Adria e Piraquê, M. Dias Branco passa a utilizar apenas ovos de galinhas livres

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

Bares do Grupo Hungry ressignificam a data e celebram os solteiros no Dia dos Namorados

Bares do Grupo Hungry ressignificam a data e celebram os solteiros no Dia dos Namorados

29 de maio de 2025
Market4u, rede de minimercados autônomos, cria unidade de negócio com foco em retail media

Market4u, rede de minimercados autônomos, cria unidade de negócio com foco em retail media

29 de maio de 2025
CEO da Nvidia, Jensen Huang vai vender US$ 800 milhões em ações da companhia

CEO da Nvidia, Jensen Huang, vai vender US$ 800 milhões em ações da companhia

29 de maio de 2025
Consumo nos lares brasileiros cresce 1,25% em abril frente a março, mostra Abras

Consumo nos lares brasileiros cresce 1,25% em abril frente a março, mostra Abras

29 de maio de 2025
Multicoisas estreia no TikTok Shop e marca sua entrada no universo do comércio ao vivo e social

Multicoisas estreia no TikTok Shop e marca sua entrada no universo do comércio ao vivo e social

29 de maio de 2025
STF vai retomar julgamento sobre responsabilidade das redes sociais na próxima semana

STF vai retomar julgamento sobre responsabilidade das redes sociais na próxima semana

29 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.