Você sabe o que são Economias Antifrágeis?

Este é o tema da palestra do economista Richard Rytenband, na primeira edição santista do evento TEDx, conferência na qual os palestrantes têm até dezoito minutos para apresentar uma ideia que merece ser compartilhada, sobre os mais diversos assuntos.

O economista, que também apresenta o programa Os Antifrageis, transmitido na Infomoney e é comentarista de economia na Record News e R7, onde apresenta análises esclarecedoras sobre temas econômicos atuais, pretende explicar por que alguns países são ricos e outros pobres e por que um país como o Brasil ainda não deu certo. Para responder estas e outras questões, Rytenband se baseia em conceitos da Física, da nova ciência das redes complexas e do trabalho do filósofo Nassim Tale para classificar os países em Frágeis e Antifrágeis, sendo o segundo grupo não apenas resistente a choques e momentos de incerteza, mas que se beneficia e se torna ainda mais forte diante do caos.

Segundo ele, “para compreender porque alguns países deram certo e outros não, é preciso ir muito além da teoria econômica tradicional e do binômio esquerda e direita. O Brasil precisa acumular conhecimento e know-how de forma coletiva, através de uma estrutura produtiva diversificada, com alianças entre empresas, pessoas e Governo. Além disso, no evento vamos derrubar alguns mitos econômicos, como uso de indicadores econômicos que estão ultrapassados”.

O TED é uma organização sem fins lucrativos, dedicada ao lema “ideias que merecem ser compartilhadas”. Começou há 26 anos como uma conferência na Califórnia (EUA) e, desde então, tem crescido para apoiar ideias que mudam o mundo por meio de múltiplas iniciativas. O TEDx é o braço da entidade que tem produtores locais independentes ajudando a disseminar ideias em comunidades ao redor do mundo.

O evento acontece no dia 13 de maio de 2017, das 9h às 18h, no Teatro Guarany, em Santos (SP). 

Sair da versão mobile