A varejista chinesa Miniso, que já conta com 4.500 lojas espalhadas pelo mundo, tem como um dos focos atuais a Europa. A empresa acaba de abrir uma unidade no bairro de Castellaccion, em Roma (Itália), uma movimentada área residencial de alto padrão. Foi a terceira loja que a marca inaugurou no país apenas em abril, e cinco outras estão nos planos, incluindo uma flagship também em Roma.
“A média de vendas de uma única loja em um único dia pode chegar a cerca de 6.000 euros, e as categorias mais vendidas são produtos domésticos, brinquedos, aparelhos eletrônicos e papelaria”, disse o CEO da empresa no país, sr. Zeng, analisando os primeiros resultados.
Apesar da pandemia de Covid-19, a Miniso continuou sua expansão na Europa e entrou em vários novos mercados nos últimos meses, abrindo as primeiras lojas na França, em Malta e na Islândia. Além de entrar em novos mercados, também inaugurou mais lojas naqueles em que já estava presente, como Holanda, Espanha e Portugal.
Além de sua presença física cada vez maior em todo o mundo, a varejista também tem obtido sucesso no e-commerce. As vendas da Miniso em todos os canais de comércio eletrônico em 2020 aumentaram 250% globalmente em comparação com 2019, e a marca também indicou que em breve abrirá lojas sem funcionários na China e no exterior como uma resposta imediata à pandemia e sua transformação de longo prazo.
Plataforma de varejo
Fundada em 2013, a empresa vende acessórios e itens de decoração a preços acessíveis. A sede fica em Guangzhou, na China, mas a principal equipe de design está no Japão. O modelo é basicamente offline e focado nas lojas, hoje presentes em 88 países – só na China, são 2.700. Cada loja vende cerca de 3.500 itens, sendo que 90% deles são de marcas próprias.
Graças ao modelo de franquia, o desenvolvimento internacional é particularmente rápido. No México, por exemplo, a Miniso abriu 180 lojas em 18 meses, e Carlos Slim se tornou um acionista de 33%. As ações da Miniso estão listadas em Nova York desde outubro de 2020.
Em fevereiro, o fundador e CEO da Miniso, Ye Guofu, anunciou sua estratégia para 2021. O plano da empresa é diversificar os negócios e se transformar numa plataforma de varejo mundial, capaz de incubar mais submarcas.
Em 18 de dezembro de 2020, a Miniso lançou a submarca Toptoy, uma loja de brinquedos. Nove lojas foram abertas em cinco cidades chinesas em seis semanas. A meta é que a Toptoy se torne líder no crescente mercado de brinquedos do país asiático. A empresa também anunciou que figuras no estilo “toy art” serão sua categoria estratégica de produto a partir deste ano.
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