Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Entre a ousadia e a segurança: o paradigma para o crescimento das empresas

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
10 de maio de 2024
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Entre a ousadia e a segurança: o paradigma para o crescimento das empresas

No mundo do varejo e das redes de franquias, em que a constante evolução do mercado dita o ritmo das mudanças, a agilidade das organizações são um grande diferencial competitivo. As empresas que conseguem adaptar-se rapidamente às novas demandas e condições de mercado, mantendo um alinhamento estratégico com sua visão de longo prazo, não estão apenas focando na sobrevivência, mas também na perenidade do negócio e no crescimento exponencial. Não estou falando apenas de resposta rápida, mas de uma adaptabilidade estratégica que integra novas tecnologias e processos, promovendo uma cultura que valoriza a flexibilidade e a inovação em todos os níveis da companhia.

E, por mais que pareça uma visão antagônica à agilidade de tomar decisões para inovar, a gestão de riscos é fundamental para que isso aconteça. Ela permite que as empresas lidem com as incertezas do mercado sem sufocar seu potencial criativo. Este equilíbrio entre risco e inovação mitiga ameaças sem reprimir a coragem de explorar novas ideias. Isso envolve não apenas reconhecer os riscos, mas também criar um ambiente em que o aprendizado com falhas é visto como parte do caminho para o sucesso, incentivando uma cultura de melhoria contínua.

Em nossos projetos sempre buscamos aliar a agilidade de desenvolver o colocar em prática com a visão de quais os possíveis impactos que a marca pode sofrer se mudar de rota ou abraçar um novo mercado. Olhar para os riscos não significa desistir das iniciativas, mas viabilizá-las com uma nova abordagem. Muitas vezes, empresas mais conservadoras têm resistência em lidar com essa abordagem de inovação, aceitação do erro e recalcular rotas. Essa barreira se dissolve quando uma abordagem cuidadosa do que se perde e do que se ganha, com um olhar para dados e fatos, é apresentada.

A profundidade da análise e a capacidade de identificar os aspectos mais importantes da estrutura organizacional de uma empresa, desde cultura até tecnologia e processos, permitem o desenvolvimento de planos de ação personalizados que não apenas facilitam a implantação de mudanças necessárias, mas também revitalizam a imagem da marca e aumentam seu apelo junto ao consumidor. Este é o ponto principal de uma abordagem que possibilita uma reinvenção estratégica e que se alinha perfeitamente ao dinâmico cenário de mercado. A ideia é mapear as oportunidades que não estão sendo aproveitadas e priorizá-las conforme o que é vital para o negócio.

Esse movimento entre ousadia e segurança permite que os projetos viabilizem a experimentação de novos modelos de negócios, canais de vendas, modo de servir o cliente, desenho de jornadas de consumo mais interessantes e, claro, resultados que impactam verdadeiramente seus mercados. E você? O quanto tem valorizado a ousadia no seu negócio?

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
*Este texto reproduz a opinião do autor e não reflete necessariamente o posicionamento da Mercado&Consumo.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

A evolução dos tabloides no varejo: uma jornada de comunicação estratégica

Próxima Postagem

C&A e Renner são as marcas mais populares entre os consumidores de moda

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária
Economia

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas
Tecnologia

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio
Foodservice

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado
Economia

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025
Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado
NRA Show

Chicago: experiência premium da churrascaria ao supermercado

17 de maio de 2025
Especialistas defendem diversificação nas parcerias comerciais
Economia

Especialistas veem com otimismo os investimentos chineses no Brasil

17 de maio de 2025
M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças
Gestão

M. Dias Branco, dona das marcas Adria e Piraquê, tem nova diretora de Marketing; confira outras mudanças

17 de maio de 2025
Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?
Artigos

Empresas estão recuando na agenda ESG ou vivemos um freio de arrumação?

16 de maio de 2025
Próxima Postagem
C&A e Renner são as marcas mais populares entre os consumidores de moda

C&A e Renner são as marcas mais populares entre os consumidores de moda

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

China suspende habilitação de 51 frigoríficos de frango brasileiros após caso de gripe aviária

18 de maio de 2025
Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

Haddad defende pesquisa na Margem Equatorial em paralelo a redução no uso do petróleo

18 de maio de 2025
Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

Instituto Empresa lança Clube de Investidores de defesa a acionistas minoritários

18 de maio de 2025
Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

Encontrar dados de qualidade é desafio para tesourarias usarem IA, apontam especialistas

18 de maio de 2025
Sorveteria Granado repagina visual e lança três sabores em seu portfólio

Sorveteria Granado renova o visual e inclui três novos sabores em seu portfólio

18 de maio de 2025
Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

Bancos privados ganham R$ 42,6 bi em valor de mercado com 1º tri acima do esperado

17 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.