A Faber-Castell inaugurará em 15 de setembro o Espaço Faber-Castell de Criatividade e Inovação. O local usa uma metodologia de aprendizagem desenvolvida em parceria com o pesquisador brasileiro Leo Burd, do Media Lab do MIT (Massachusets Institute of Technology). O método é alinhado pedagogicamente com a (BNCC) Base Nacional Curricular
O local é voltado para crianças de 6 a 12 anos em grupos escolares, no funcionamento de segunda a sexta, e de 6 a 14 anos, de sábado e domingo para o público em geral. Está localizado no piso superior da Livraria Cultura do Shopping Market Place. A área de criação de 700m2 tem mesas colaborativas e materiais que vão de lápis à máquina de impressão 3D. Conta ainda com uma loja com centenas de itens do catálogo de dois mil produtos da marca.
Para começar as atividades, são exibidos desenhos do chamado Esquadrão Eureka, grupo com quatro personagens criados pela marca (Samuca, Pandora, Gigio e a cadela Engenhoca). Estão disponíveis 12 vídeos diferentes que podem ser selecionados pelas escolas, de forma a serem trabalhados de forma paralela ao conteúdo de sala de aula. Cada desenho tem um tema e propõe um desafio, como a cidade do futuro.
Os temas são então debatidos pelas crianças, em pequenos grupos. Eles pensam em soluções e materializam as ideias. Os projetos são discutidos, e, por fim, as crianças gravam um vídeo compartilhando o que desenvolveram. Esse material pode ser usado pela escola e a dinâmica também é filmada por câmeras 360º, com a possibilidade de ser transformado em vídeo em time-lapse. As crianças podem participar em grupos de escolas, serem acompanhadas dos pais, amigos ou irem sozinhas, sendo apoiadas por monitores.
O projeto começou a ser desenvolvido há cerca de quatro anos, a partir da percepção da empresa e de pesquisas internacionais sobre criatividade. De acordo com Eduardo Ruschel, diretor de marketing e inovação da marca, uma das questões que serviram de inspiração foi: “Se a Faber-Castell deixasse de existir, por que o mundo ficaria triste?”.
O executivo apontou estudos que indicam que o pensamento criativo é uma habilidade que vai se reduzindo drasticamente, à medida que as crianças crescem e outro que mostra que essa característica será cada vez mais importante para as profissões do futuro. “Identificamos a oportunidade de ajudar os pais, as escolas e os professores a mudarem positivamente essa estatística. Esse é um passo de expansão da marca dentro do seu DNA de atuação, mas muito mais do que isso, é a realização de um sonho”, disse.
Marcelo Tabacchi, CEO da Faber-Castell no Brasil, ressaltou a importância da operação brasileira. No Brasil, a Faber-Castell tem 2600 colaboradores, dos sete mil que possui mundialmente. No país, companhia conta com três fábricas que produzem mais de cinco milhões de lápis por dia. O projeto foi criado no país em parte devido à sua representatividade para a companhia.
“Nossa empresa tem quatro princípios e valores muito sólidos: Competência e tradição, qualidade excepcional, criatividade e inovação, e responsabilidade socioambiental. O que estamos fazendo aqui é transformar esses valores em algo tangível, pensando em como gerar impacto e riqueza para as pessoas. Esse é o nosso terceiro pilar se materializando”, afirmou Tabacchi.
*Informações retiradas do Propmark
*Imagem reprodução