Após um período de crise, reforçada pela recessão econômica brasileira, a Ricardo Eletro, – rede varejista pertencente ao grupo Máquina de Vendas, recebeu desde março deste ano investimento da gestora Starboard Asset. Agora, a companhia apresentou um aumento de 50% no faturamento no primeiro semestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano passado.
Houve, ainda, 85% de aumento da venda em comparação com o 1º tri deste ano em termos de same store sales (SSS) – comparativo entre as mesmas lojas no período anterior. Desconsiderando os períodos de sazonalidade do ano, todas as categorias registraram aumento de dois dígitos.
Como foi necessário o enxugamento das despesas operacionais e dentro do processo de turnaround, a Ricardo Eletro já começou a ter caixa positivo e atingiu o breakeven (ponto de equilíbrio) de EBITDA (sigla em inglês para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em junho, sendo que em julho a crescente permanece sólida. Para fins de comparação, a Ricardo Eletro fechou 2018 com EBITDA negativo em R$ 450 milhões e espera terminar 2019 com EBITDA em torno de R$ 50 milhões positivos.
Como estratégia de entrada, após o investimento, a empresa fez diversas alterações operacionais no curto prazo, com o reforço na diretoria de pricing, diretoria comercial e diretoria de recursos humanos, focando sempre na operação da rede.
Nos últimos meses, as prioridades da empresa foram as negociações de pendências com fornecedores e parceiros, acordos com colaboradores e o investimento na experiência do consumidor. Para o sócio da Starboard e presidente do Conselho de Administração do Grupo Máquina de Vendas, Pedro Bianchi, o foco é resgatar a confiança na empresa. Para tanto, é preciso solucionar questões pendentes, trazer de volta os fornecedores e reposicionar a marca como um dos maiores varejistas do país, como de fato é.
A empresa registrava um faturamento anual de R$ 2 bilhões em 2018 e está apresentando evolução contínua, com a expectativa de fechar 2019 em R$ 3 bilhões. “Já para 2020, a expectativa é ainda maior, ficando na casa dos R$ 4,8 bilhões”, disse Bianchi.
Para tanto, a Ricardo Eletro está investindo fortemente na área digital, com o marketplace e melhorias no e-commerce, novos processos de logística, ações para fortalecimento da marca e de comunicação com o cliente, regionalização e recursos humanos. “Em julho de 2019, alcançamos um faturamento 85% maior comparado com as mesmas lojas e o mesmo período do ano passado, representando R$62 milhões”.
Melhorar a logística era uma das prioridades da empresa, por isso foi realizado o investimento em novas formas de entrega, estoque, unificação do sistema de vendas, ganho de eficiência e tecnologia.
A companhia investiu na disponibilização da prateleira infinita para os consumidores, pick-up in store e a reformulação total do site. “Estão programadas muitas melhorias. A ideia é oferecer para todo o Brasil uma experiência omnichannel. Uma das novidades será o carnê eletrônico, que facilitará para quem quer comprar online, mas não quer usar cartão de crédito”, afirmou Bianchi.
O site da marca já registra mais de 150% de aumento de vendas e o objetivo é horizontalizar de forma agressiva a plataforma. “O intuito é que o cliente entre no site da rede varejista e tenha uma experiência completa antes, durante e depois da compra. Para isso, estamos investindo em empresas de tecnologia, que irão acelerar esse processo para o segundo semestre e para o próximo ano. Estamos mais preocupados em vender experiências do que produtos em si”, disse Bianchi.
*Imagem reprodução