Pesquisa mostra que 52% dos brasileiros mudaram planos de fim de ano

brasileiros mudaram planos de fim de ano por causa da pandemia,

Uma pesquisa feita pela Hibou em parceria com Score Group mostra que 52% dos brasileiros mudaram os planos para este fim de ano por causa da pandemia de Covid-19. O estudo foi feito com mais de 1.110 pessoas em setembro nas principais capitais do Brasil.

De acordo com a pesquisa, 48% dos brasileiros não irão mais viajar e 48% desistiram de comemorações em bares e restaurantes. Além disso, 35% reduziram o número de pessoas na comemoração.

Entre os entrevistados, 79% disseram que vão passar o Natal em casa com suas famílias; 65% farão o mesmo na virada de ano. Sem querer arriscar viagens e aglomerações, apenas 50% se dizem esperançosos com relação a 2021; 41% estão preocupados e somente 21% se dizem otimistas.

“Ficar em casa não significa deixar de comemorar o Natal. A festa vai ocorrer em um novo formato e, por isso, entender como se aproximar dessa rotina caseira para a festividade pode gerar novas oportunidades para marcas em geral”, diz Lígia Mello, sócia da Hibou e responsável pela pesquisa.

Essa mentalidade refletirá também nas compras. Segundo a pesquisa, 19% vão escolher marcas que tiveram atitudes relevantes durante a pandemia. A média de quantidade de presentes será de quatro ou cinco, e 75% das pessoas vão gastar até R$ 100. Os dados mostram, ainda, que 62% vão comprar online, sendo 80% por meio do smartphone.

Dos 57% dos brasileiros que vão comprar presencialmente, 65% preferem desta forma porque já levam o produto. O shopping center continua sendo o lugar presencial preferido para 41%, seguido das lojas de grandes redes (27%), lojas de bairros (22%), outlets (5%) e encomendas de pequenas lojas (4%).

“A forma de comprar os presentes é a grande mudança para este Natal. O brasileiro se familiarizou mais com o processo de entrega pelo aumento de compras online em 2020, e já vai usar essa rotina neste final de ano.”, comenta Ligia.

A compra deve ser de marcas já conhecidas para 77% dos consumidores, reforçando a relação já construída. Entre os entrevistados, 21% pretendem comprar produtos artesanais, incentivando, assim, o pequeno empreendedor. Com relação à forma de pagamento, 32% pretendem pagar tudo à vista, 29% irão parcelar no cartão e 16% devem pagar em dinheiro.

Imagem: Reprodução

Sair da versão mobile