A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), a COP30, começa nesta segunda-feira e segue até 21 de novembro, em Belém. O evento se tornou palco para marcas que buscam reforçar seu compromisso com causas ambientais, como a GWM, patrocinadora; a Movida, fornecedora credenciada; e a Natura, parceira da conferência.
De acordo com Hugo Bethlem, presidente do Capitalismo Consciente Brasil, uma marca se associar à COP30 significa:
- Mostrar compromisso real com temas de sustentabilidade, ambientais e sociais, não apenas como discurso, mas como ato de presença em um palco global.
- Estar alinhada às tendências exigidas por consumidores, investidores, parceiros e reguladores, que cada vez mais esperam que as empresas assumam papel de liderança na transição sustentável.
- Estar próxima de redes, atores e debates que moldarão o novo normal para os negócios, como novas regulamentações, cadeias de valor mais responsáveis, inovação em modelos de negócio e uma transição energética justa e inclusiva.
Como parceira estratégica da COP30, a GWM Brasil disponibilizou 100 veículos eletrificados de sua frota para uso dos organizadores, do governo brasileiro, de chefes de Estado e delegações internacionais.
A GWM também lançará durante a conferência um barco de grande porte movido a hidrogênio verde, resultado de uma colaboração entre a marca, o Grupo Náutica, a Jaq e o Itaipu Parquetec. Nomeada GWM Hydrogen powered by FTXT, a embarcação demonstra como a tecnologia desenvolvida pela companhia pode ampliar o uso de energia limpa em diferentes modais, apoiando a descarbonização global.
“A participação de marcas na COP30 pode trazer ganhos importantes, tanto de imagem quanto de negócio, mas esses ganhos dependem de uma estratégia bem definida e de engajamento genuíno, não apenas de ‘estar lá’, mas de contribuir”, explica Bethlem.
A Movida venceu a licitação e foi escolhida como locadora responsável por fornecer veículos aos participantes da COP30. A operação conta com uma frota completa, que inclui carros hatch, sedãs, SUVs, 4×4 e blindados; atendimento bilíngue preparado para participantes de diferentes países e suporte técnico 24 horas, com manutenção preventiva.
A Natura será parceira institucional da conferência por meio da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). A marca fornecerá kits de hospitalidade aos participantes com produtos das novas linhas Natura Ekos Andiroba e Natura Solar.
A empresa busca apresentar oportunidades de negócios e de impacto socioambiental que possam ser aplicadas de forma imediata, demonstrando que é possível adotar um modelo de negócio regenerativo que gere lucro enquanto promove impacto positivo para as pessoas, a sociedade e o planeta.
Agricultura
A Unilever levará ao evento um painel sobre agricultura regenerativa e seu papel na redução de emissões no campo. A empresa foi selecionada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para integrar a programação oficial da COP30.
O debate será realizado no dia 20 de novembro e reunirá especialistas, representantes do setor privado e do Ministério da Agricultura e Pecuária para identificar soluções escaláveis que conciliem produção, conservação ambiental e resiliência climática. O painel discutirá caminhos para fomentar a agricultura regenerativa no Brasil, com foco em mecanismos de financiamento, incentivos econômicos e o papel das empresas privadas como catalisadoras dessa transformação.
A Koppert também participará da conferência representando o setor de insumos biológicos voltados à produção agrícola sustentável. Nos dias 11 e 13 de novembro, executivos da companhia promoverão discussões sobre bioinsumos, agricultura de baixo carbono e inovações no campo.
Na terça-feira, 11, às 10h, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Koppert Brasil, Thiago Castro, participa do painel sobre uso de macrorganismos na agricultura familiar, no Auditório 1 da AgriZone Embrapa. Às 11h20, o gerente comercial da divisão de cana-de-açúcar, Vinícius Lopes, participa do painel sobre as contribuições do agronegócio para a agenda de descarbonização, ao lado de representantes da Tereos.
Na quinta-feira, 13, o diretor comercial da Koppert América do Sul, Gustavo Herrmann, compartilha insights sobre soluções tropicais e inovações para intensificação sustentável, ao lado de líderes do setor, como Mariângela Hungria, vencedora do Prêmio Mundial da Alimentação, e Amália Borsari, diretora de biológicos da CropLife.
Sobre o evento
Essa é a primeira vez que o evento acontece em Belém. A expectativa é que a conferência reúna mais de 40 mil visitantes nos principais dias, de acordo com previsão da Fundação Getulio Vargas (FGV). A reunião vai abordar temas como a redução de emissões de gases de efeito estufa, a adaptação às mudanças climáticas, o financiamento climático para países em desenvolvimento, tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono, além da preservação de florestas e biodiversidade, justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
A conferência contará com a presença de chefes de Estado, ministros, diplomatas, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), cientistas, líderes empresariais, ONGs, ativistas e membros da sociedade civil de mais de 190 países.
O público poderá acompanhar a COP30 por meio de transmissões ao vivo nas redes sociais, pelos canais de comunicação do Governo Federal, canais de televisão e pela mídia oficial da conferência.
Imagem: Paulo Mumia/COP30















