A temporada de promoções e vendas para o Natal nos Estados Unidos mostra uma tendência, ou talvez um caminho sem volta: as vendas pela internet e por dispositivos móveis crescem em larga escala.
De acordo com dados da IBM, as lojas de departamento apresentam o melhor desempenho nas vendas totais pela internet, com crescimento de 70,3% na comparação com o ano passado. Por outro lado, a IBM descobriu que apenas 1% das compras e do tráfego em sites de comércio eletrônico é gerado diretamente pelos sites de mídia social. O número foi baseado em transações rastreadas pela IBM em 800 sites de varejo dos Estados Unidos durante a Black Friday.
Mas afinal de contas, qual é o papel das redes sociais nas vendas? O resultado da pesquisa da IBM não deve ser motivo de frustração para comerciantes que destinaram recursos para campanhas de mídia social. Foi o que disse o diretor de estratégia da IBM Smarter Commerce, Jay Henderson, em entrevista recente ao site sobre tecnologia e social media, Mashable. Segundo ele as redes sociais têm uma enorme influência indireta nas decisões de compras, porque atuam na construção da marca e divulgação de produtos e têm um potencial muito grande ainda a ser explorado.
Henderson diz ainda que num futuro não muito distante teremos como mensurar o real valor das redes sociais nas vendas. “Assim que for possível mostrar a influência da mídia social sobre a eventual compra, vai ser mais fácil justificar o investimento que os comerciantes estão fazendo nesses canais”, diz Henderson.
Simples ações em redes sociais podem se tornar fortes canais de relacionamento com os consumidores finais e dão resultados interessantes. Veja na imagem acima o exemplo da Forever21, rede de roupas femininas. Uma frase criativa que foi compartilhada por mais de 1.600 pessoas.
A Macy’s, uma das lojas de departamento mais famosas dos Estados Unidos, tem usado com sucesso o Instagram para estimular o apetite dos consumidores pelas compras.