A delegação da GS&MD está em Nova York realizando importantes imersões em empresas e operações inovadoras, proporcionando um mergulho completo no varejo local antes do NRF Retail’s Big Show. Entre os locais explorados os executivos tiveram a oportunidade de conhecer um dos escritórios do Google na cidade. O grupo participou de um bate-papo exclusivo por lá.
“Estamos tentando dar uma visão do todo, do que acontece e do que pode acontecer no mercado do varejo no Brasil e fora do país e, principalmente, aqui nos Estados Unidos”, resumiu Marcos Gouvêa de Souza, fundador e diretor-geral do Grupo GS&Gouvêa de Souza.
“Tudo aquilo que envolve Google, imediatamente cria uma certa excitação porque nós sabemos que não vai falar mais do mesmo, vai falar de coisas que nos provocam, criam oportunidades e ameaças também para quem não está alinhado com tudo isso”, disse Gouvêa.
Rodrigo Rodrigues, diretor de Soluções e Clientes do Google, fez uma apresentação sobre a visão da gigante sobre o novo varejo. Ele abriu a conversa com uma provocação, mostrando que os maiores varejistas, há 40 anos, hoje já não são mais os mesmos.
O executivo destacou as mudanças que ocorreram no mercado brasileiro, como a integração de loja física e virtual, que era vista como impossível no Brasil, devido a dificuldades logísticas e estruturais. Hoje, o aplicativo do GPA, por exemplo, tem 7, 5 milhões de downloads já realizados.
“O consumidor não admite mais a existência de barreiras quando ele pensa do ponto de vista de eficiência para o consumo. Isso está acontecendo em todas as frentes de transações de varejo, quando olhamos transações financeiras, 50% delas já acontecem de forma digital. Quando pensamos em entretenimento, até alguns atrás, a maior forma de consumo de conteúdo era a televisão e quando olhamos hoje para o Brasil, 37% dos consumidores dizem que assistem TV ou praticamente não assistem mais”, explicou Rodrigues.
Confira como foi a passagem do grupo pelo Google:
* Imagem divulgação