Cômodos híbridos e conforto: tendências apontadas pelo Pinterest para as marcas

Mais de 442 milhões de usuários do mundo todo acessam o Pinterest mensalmente para descobrir novas ideias e transformá-las em realidade. Em 2020, as pessoas quiseram saber como lidar melhor com a vida durante a pandemia global de Covid-19 e novos comportamentos foram criados. Apostando que muitos devem ter um efeito duradouro nos próximos anos, a rede social lançou o relatório Pinterest Predicts, com insights que podem inspirar as marcas a criar suas próximas campanhas.

No relatório do ano passado, 80% das tendências previstas pelo Pinterest para 2020 se mantiveram fortes. Esses insights são uma forma estratégica de as marcas explorarem os principais temas e ideias que os usuários do Pinterest estão começando a procurar, que ainda não estão em alta e que se tornarão a próxima grande novidade em alguns dias ou meses.

Um exemplo de que os insights do Pinterest podem ser úteis foi dado já em 2020 pela marca de decoração Westwing, que criou uma curadoria exclusiva de seus produtos com base no aumento de pesquisas em torno das expressões “projeto para redecorar sua casa” e “arteterapia”. Essa seleção exclusiva de móveis, disponível no site do varejista e no Pinterest por meio de pins de produtos, permitiu que a empresa alcançasse os consumidores no momento em que eles tinham a intenção de compra.

Confira, a seguir, as cinco principais mudanças no comportamento do consumidor com insights que os profissionais de marketing devem considerar para 2021, segundo o novo relatório.

1. Alimentos e bebidas: pratos 5 estrelas em casa 

Em 2020, as pessoas cozinharam muito mais em casa e precisaram ser práticas, deixando de lado a criatividade. Em 2021, chefs amadores terão mais confiança para explorar essa nova paixão. Os usuários do Pinterest vão ousar na cozinha e tentar recriar a experiência de um restaurante em casa. Essa tendência é uma oportunidade para marcas de diferentes setores alcançarem as pessoas com produtos e serviços de alimentação.

Marcas de tecnologia e internet, por exemplo, podem promover seus tablets ou serviços de receitas fáceis de acessar. Marcas de artigos para a casa ou de eletrodomésticos podem carregar seu inventário de produtos de aparelhos e utensílios no Pinterest. E marcas de alimentos e bebidas podem inspirar os usuários com receitas dignas de Guia Michelin criando pins de receitas.

2. Moda: conforto chique

Nos últimos meses, muitos usuários do Pinterest pensaram em como se vestir em casa. Calças esvoaçantes, macacões casuais e roupas oversized estão destronando as roupas esportivas e se tornando os novos loungewear.

Marcas de varejo e vestuário podem ajudar os usuários do Pinterest a dominar esse novo estilo com os pins de coleções. A partir desse recurso, é possível mostrar ideias de roupas confortáveis e permitir que as pessoas comprem diferentes produtos. Marcas de decoração podem criar uma vibe “conforto chique” em uma sessão de fotos para dar um ar ainda mais confortável a móveis e acessórios para a casa. Marcas de detergente para roupas ou de eletrodomésticos podem mostrar aos usuários como manter os tecidos sempre macios.

3. Beleza: minimalismo em alta

É o fim da “maquiagem reboco”. As pessoas estão apostando na simplicidade e na sustentabilidade na hora de cuidar da pele. Elas querem simplificar a rotina de beleza e descobrir produtos com ingredientes naturais.

As marcas desse setor podem ajudar os usuários do Pinterest nesse processo, dando dicas e mostrando a lista de ingredientes dos produtos. Além disso, podem criar pins de vídeo com instruções passo a passo de como usar os produtos, a fim de oferecer uma experiência de compra mais interativa.

4. Decoração: espaços multifuncionais 

O crescimento do home office levou as pessoas a reinventar o lar. Em 2021, haverá novas maneiras de criar um espaço mais pessoal, como transformar um closet em um escritório.

Marcas de varejo podem oferecer soluções de produtos para melhorar quartos híbridos em casa, como móveis de home office ou cores de tinta da moda. Para ajudar as pessoas a visualizar o novo espaço, os varejistas podem usar os Pins em carrossel, que permitem mostrar várias imagens, como fotos de antes e depois. Serviços financeiros podem ajudar as pessoas a manter o seguro atualizado para cobrir novos acréscimos de casa. Marcas de tecnologia e telecomunicações podem patrocinar produtos que complementam seu home office, academia em casa, salas de jogos ou conectividade doméstica (ou wi-fi).

5. Viagem: refúgio sobre rodas

Em 2021, os carros vão servir para muito mais além de ir de um ponto ao outro. Eles serão o novo espaço para tudo, de encontros românticos a refúgios masculinos.

As marcas de automóveis podem destacar itens de luxo, como assentos massageadores, som surround ou tetos panorâmicos. As marcas de produtos para a casa podem compartilhar itens do dia a dia que são úteis para ter no carro, como lenços umedecidos ou álcool em gel. As marcas de alimentos e bebidas podem promover lanches e bebidas para consumo em qualquer lugar. As marcas de bem-estar podem compartilhar opções zen instantâneas, como difusores para carros. Uma seguradora de automóveis pode enfatizar a importância de garantir o seguro para novos veículos e marcas de serviços financeiros podem compartilhar dicas de orçamento para ajudar as pessoas a economizar para comprar um novo veículo.

Imagens: Reprodução/Pinterest

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