O Dafiti Group acaba de inaugurar o maior centro de distribuição do setor de e-commerce de moda na América Latina; o espaço conta com a maior solução de automação (AutoStore) do mundo. A nova unidade, batizada de “Leap – Um salto para o futuro”, está localizada em Extrema (MG). O município, que já contava com um centro de distribuição da companhia, possui localização estratégica para distribuição logística.
O centro de distribuição ocupa uma área de 54 mil m² em um terreno de aproximadamente 250 mil m² (dimensão correspondente a cerca de 30 campos de futebol) e abriga um sistema de automação controlado por
Inteligência Artificial que tem capacidade para a separação de 5 mil produtos por hora.
A inauguração coincide com o aniversário de dez anos da empresa, que tem como propósito, daqui para a frente, fazer altos investimentos em tecnologia como forma de permanecer na liderança do setor e “revolucionar o ecossistema da moda”.
“Os dez anos são um marco para a história de uma empresa; para nós, é momento de focarmos ainda mais em nossos diferenciais e acelerarmos nosso impacto positivo no ecossistema. Queremos nos tornar o ponto de partida da moda na América Latina, alavancando nossa plataforma e promovendo uma experiência inspiradora
para nossos clientes e parceiros”, afirma o cofundador e CEO do Dafiti Group, Philipp Povel.
De acordo com ele, a ideia é também, cada vez mais, apoiar parceiros com dados e soluções logísticas e operacionais. “Tanto o Brasil quanto os demais países em que atuamos na região ainda possuem um amplo potencial de crescimento para o varejo online de moda, e o cenário é favorável para alçar o desenvolvimento do setor a um novo patamar. O Leap é chave para esse movimento e para fortalecer a aceleração que o grupo vem apresentando nos últimos anos”, afirma.
Como funciona o novo CD da Dafiti?
A solução tecnológica utilizada no novo centro de distribuição é o AutoStore, um sistema integrado de armazenamento habilitado pela Bastian Solutions, com estruturas modulares e flexíveis que armazenam os produtos em caixas organizadas verticalmente em grades. Os produtos são coletados por robô, que se deslocam na parte superior do sistema. Todo esse processo é operado por um software que combina inteligência artificial e análise preditiva para mapear produtos e criar rotas eficientes para os robôs realizarem a coleta. A solução acelera em até três vezes o tempo de separação de cada item.
Atualmente, estão em plena operação no Leap cerca de 450 mil caixas, que são manipuladas e organizadas por quase 300 robôs. Com isso, a capacidade de armazenamento dentro do sistema automatizado chega a 3,6 milhões de produtos. Para abastecer essa operação exponencial, o CD tem uma movimentação de 100 caminhões por dia, em média. Trata-se da maior automação de e-commerce de moda do Brasil.
‘O Dafiti Group nos apresentou o desafio de projetar um dos maiores e mais avançados sistemas de automação do mundo. Avaliamos inicialmente muitas tecnologias diferentes antes de selecionar o AutoStore como a melhor solução para atingir os objetivos operacionais de longo prazo da empresa. A flexibilidade da solução AutoStore, a facilidade de expansão da tecnologia e sua capacidade de fornecer ao Dafiti Group um armazenamento extremamente denso de SKUs foram apenas algumas das muitas vantagens que contribuíram para esta escolha”, afirma o vice-presidente da Vendas Globais na Bastian Solutions, Greg Conner.
Outros parceiros foram do projeto foram: Log Commercial Properties, BTS Properties, Planservice, EREA Advisory, Marcos e Farina Arquitetos, Connexxion Consulting, Mundie Advogados e Tauil & Chequer Advogados – além de todo apoio da Prefeitura Municipal de Extrema.
Vantagens para o consumidor final
Para o consumidor, a principal vantagem de um modelo operacional como o Leap é uma experiência mais conveniente de compra: diminui-se o tempo total de separação dos produtos, de 24 para duas horas, em média. Isso resulta em uma entrega ainda mais assertiva e rápida.
O Dafiti Group faz parte da holding Global Fashion Group, líder de moda e lifestyle online em mercados emergentes. “Com uma década de crescimento acelerado, as operações no Leap simbolizam um marco para os negócios do GFG na América Latina e no Grupo. Continuamos a ser a única plataforma online focada em moda e lifestyle operando de forma escalável em nossos mercados. O Leap abriga a maior instalação desse tipo no mundo e o maior projeto operacional do grupo até o momento. Sua escala e sofisticação expressam a transformação e o crescimento do setor de e-commerce de moda, impulsionando nossos próximos dez anos de crescimento na região”, destaca o co-CEO do Global Fashion Group, Christoph Barchewitz.
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