Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Reputação e influência não se traduzem sozinhas em resultados

Lyana Bittencourt de Lyana Bittencourt
11 de fevereiro de 2022
no Artigos, Destaque do dia
Tempo de leitura: 2 minutos
Reputação e influência não se traduzem sozinhas em resultados - negócios franquias

Ultimamente temos observado com bastante frequência a adesão de artistas e personalidades, como YouTubers, por exemplo, ao mundo dos negócios, em especial no mercado de franquias. Isso porque franquias com sócios famosos chamam bastante atenção, afinal, quem não quer ter a chance de empreender com aquela personalidade que tanto admira?

Sem dúvida o fato de ter uma pessoa conhecida do grande público ajuda a trazer mídia para um negócio, mas existem outros pontos a serem levados em consideração, ao passo que apenas “nome” não é a garantia de um negócio de sucesso.

É importante destacar que a minha intenção, em nenhum momento, é desqualificar franquias que possuem famosos envolvidos em seus processos, mas sim desmistificar algumas ideias rasas e alertar que, para gerir uma franquia, assim como qualquer outra empresa, é preciso uma série de habilidades que exigem profissionalismo e estudo.

Certamente a associação da imagem de um famoso ao negócio pode potencializar vendas e gerar credibilidade, o que pode fazer os olhos de muitos empreendedores e investidores brilharem, mas o ponto-chave para o sucesso de qualquer empreendimento, franquia ou não, é olhar para o negócio em si e não somente para o artista, para não acabar em frustração e com um prejuízo sem precedentes. Afinal, o tempo mínimo de contrato para uma franquia é de cinco anos, então é preciso embarcar em um projeto de forma racional e não apenas na emoção.

Principais pontos que devem ser avaliados por quem está interessado em investir no franchising:

  1. Avalie a situação do mercado de interesse
    É preciso analisar a situação do setor e verificar se ela faz sentido na região escolhida. Afinal, não é porque uma determinada franquia teve sucesso em uma região que terá a mesma aceitação em outra. Além de escolher a franquia, é essencial saber optar pelo produto ideal e a melhor localização para instalação da marca.
  2. Pesquise
    O ponto-chave do processo de investir em uma franquia é pesquisar. Descubra o setor que mais tem a ver com seu estilo e faça uma boa análise sobre ele. Existem muitas oportunidades de franquias no mercado, mas é importante escolher um produto ou serviço que tenha a ver com você. Além disso, cheque as práticas administrativas do franqueador. A pesquisa é fundamental para agrupar o máximo de informações e possíveis dificuldades a respeito da franquia em questão. Isso vai fazer com que você se sinta mais seguro em fechar o negócio.
  3. Analise a proposta
    É importante analisar a proposta do franqueador antes de assinar a papelada. Você não vai querer ter surpresas desagradáveis, então conheça todos os detalhes do acordo para garantir que o seu investimento tenha retorno.
  4. Converse com franqueados e ex-franqueados
    Quer conhecer bem o negócio? Visite unidades existentes e converse com franqueados e ex-franqueados do produto ou serviço. Assim, você vai descobrir os principais desafios e como funciona o suporte do franqueador, entre outras especificidades.
  5. Procure ajuda especializada
    Para investidores que estão entrando agora no mercado de franchising, é fundamental contratar profissionais especializados que tenham know how sobre o setor.

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt.
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Com 53 lojas no País, Sodimac planeja expansão nos próximos dois anos

Próxima Postagem

Amazon ultrapassa P&G e se torna a maior anunciante da história

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt

Lyana Bittencourt é CEO do Grupo Bittencourt e cofundadora da StreamShop, plataforma de vídeos interativos.

Relacionados Posts

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos
E-commerce

Temu se torna o 2º maior e-commerce do País, com aumento de 56 milhões de acessos

22 de maio de 2025
Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global
Varejo

Decathlon inaugura 50ª loja no Brasil com nova identidade visual global

22 de maio de 2025
A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital
Artigos

A redescoberta do presencial: oportunidades para marcas em tempos de excesso digital

22 de maio de 2025
Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda
Supermercados

Vestcasa aposta em collabs com varejistas para expandir e mira 300 pontos de venda

22 de maio de 2025
Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards
Artigos

Chegou a hora de tirar o mundo físico da sombra dos dashboards

22 de maio de 2025
Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global
Gestão

Mercado Livre anuncia Ariel Szarfsztejn como novo CEO global

21 de maio de 2025
Com distribuição de milkshake grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor
Foodservice

Com distribuição de milkshakes grátis, Johnny Rockets lança releitura de iogurte da Vigor

21 de maio de 2025
Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores
Varejo

Cacau Show relança canal de vendas diretas e planeja ter 1 milhão de revendedores

21 de maio de 2025
Próxima Postagem
Amazon ultrapassa P&G e se torna a maior anunciante da história

Amazon ultrapassa P&G e se torna a maior anunciante da história

REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

OpenAI lança plataforma de IA nos Emirados Árabes em parceria com governo dos EUA

22 de maio de 2025
“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

“Vamos crescer em torno de 50% em 2025”, diz CEO da Philips Walita

22 de maio de 2025
Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

Alta de 80% no preço derruba consumo de café no Brasil

22 de maio de 2025
Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

Prazo de 28 dias para Brasil ficar livre da gripe aviária começa hoje

22 de maio de 2025
Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o "Acredita Exportação", diz Alckmin

Na semana que vem, esperamos aprovar no Senado o “Acredita Exportação”, diz Alckmin

22 de maio de 2025
Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

Berkshire Hathaway pode vender parte de participação da Kraft Heinz

22 de maio de 2025

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.